Boeing Super Guppy NASA Avião EUA Estados Unidos

Alguns aviões ficam conhecidos pelo seu design bem diferente ou algum detalhe que possa ficar marcado. Um desses aviões é o Super Guppy da NASA, que no dia 4 de março ele realizou dois voos em função de transportar peças para a NASA.

Normalmente o Aeroporto de Mesa Gateway em Phoenix é escolhido para que a aeronave faça um escala antes de seguir viagem até o seu destino final. Dessa vez o Super Guppy chegou procedente de Wichita, e depois de abastecer partiu para Palmdale na Califórnia.

O pouso em Gateway foi registrado pela câmera da rede de televisão ABC15 Arizona, que estava abordo de um helicóptero.

O pouso do Super Guppy é diferente dos pousos que estamos acostumados a ver, quando a aeronave levante levemente o nariz e toca com o trem de pouso central em uma velocidade mais reduzida. Se essa aeronave levantar muito o nariz, corre o risco de entrar em estol. 

O seu design e seu peso levam a aeronave a realizar pousos sem levantar o nariz, e acaba sendo comum a aeronave ao tocar o solo dar um ‘pulo’ e depois conseguir manter suas rodas no chão.

O Super Guppy da NASA tem como base o Boeing Stratotanker KC-97 que foi um avião de reabastecimento em voo, similar também ao Boeing 377 Stratocruisers. Foi operado pelos Estados Unidos e também pela Espanha.