Air Force One
Air Force One sobre a New York- Foto Departamento de Estado

Hoje (20) chegou ao fim o mandato de Donald Trump como presidente dos EUA, a partir de agora Joe Biden é o presidente. E com isso, o agora ex-presidente Trump utilizou pela última vez o Boeing 747, conhecido popularmente como Air Force One.

Donald Trump deixou a Casa Branca às 08h20 da manhã, embarcando no Marine One, helicóptero oficial do presidente dos EUA. De lá partiu para a Base Aérea de Andrews para realizar o último embarque no VC-25.

Em uma pequena cerimônia, Donald Trump estava acompanhado da família para embarcar para a Flórida. A despedida foi ao som de “YMCA”, do grupo Village People, e “My Way”. Está foi a primeira vez que um ex-presidente não aguarda a chegada do novo presidente para ‘passar a faixa’. 

Donald Trump tinha horário limite até ao meio-dia para utilizar o Air Force One e outras aeronaves oficiais. Pois após esse horário, seria considerado ex-presidente o que não faria jus ao transporte oficial do presidente americano em exercício. Em geral, os ex-presidentes utilizaram o Boeing 737 ou até mesmo o 757 para sua última viagem oficial.

 

O caminho de Joe Biden

Joe Biden o 46º presidente dos EUA partiu para sua posse um dia antes, tendo saído de Wilmington, na Carolina do Norte. A viagem até Washington inicialmente séria por via terrestre, entretanto foi avaliado que por medidas de segurança fosse realizado por via aérea.

Normalmente o Boeing 757 C-32 é oferecido aos presidentes que estão indo tomar posse no novo mandato. Entretanto, Biden escolheu dois Boeings 737 BBJ da Jet Edge que faz aluguel de aeronaves de luxo. O BBJ de matrícula N834BZ foi o escolhido para a viagem e tem capacidade para levar 16 passageiros. 

Por ser uma aeronave executiva, possui uma configuração voltada exclusivamente para o luxo e o conforto de seus passageiros. 


Imagem
Foto: @ThisIsTonyE – Twitter
Image
Foto: @solarisfire – Twitter

Os jatos podem ser alugados por qualquer pessoa, o valor custa de US$ 12.000 a US$ 20.000 por hora.

 

DEIXE UMA RESPOSTA