Gripen F-39E decolando de Navegantes (SC)- Foto: SAAB

A SAAB postou a terciera parte da série de vídeos sobre o Treinamento para pilotar o Gripen F-39. Nos vídeos postados pela empresa sueca o Maj. Aviador Abdon, piloto de provas da FAB relata as fases do curso de treinamento que está tendo na Suécia.

No video postando ontem (06/10), o Maj. Abdon relatou o treinamento de hipóxia. Esse treinamento é muito importante, pois assim é possível saber o que acontece com o corpo humano com a falta de oxigênio.

A medida que o Maj Abdon e outros brasileiros realizam os treinos na Suécia, aqui no Brasil as coisas também estão prosseguindo, a começar pela chegada do Gripen F-39E (FAB 4100) ao Brasil, no último dia 20.

Atualmente o caça está no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, localizado na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). 

Em Gavião Peixoto, o Gripen E vai continuar os testes iniciados na Suécia, isso porque nesta cidade no interior paulista funciona um dos departamentos do Gripen no Brasil, que é coordenado pela SAAB e pela Embraer.

Gripen F-39E pousando em Gavião Peixoto- Foto: SAAB

O segundo departamento relacionado ao Gripen no Brasil é a Saab Aeronáutica Montagens (SAM), que funciona em São Bernardo do Campo-SP. Nesta unidade são produzidas algumas partes do caça, como do cone de cauda, freios aerodinâmicos, caixão das asas e etc.

O caça tem previsão de ser apresentado oficialmente, em 23 de outubro, na cidade de Brasília (DF).

As primeiras unidades operacionais do Gripen F-39 estão previstos de chegar ao Brasil no final de 2021. Ao todo serão 36 caças do F-39E/F. Os caças ficarão sediados na ALA 2, em Anápolis (GO).

DEIXE UMA RESPOSTA