Lançamento do foguete Falcon 9 com a cápsula Crew Dragon Resilience- Foto: NASA / Joel Kowsky

A NASA e a SpaceX lançaram com sucesso ontem (15/11) a missão Crew-1, os astronautas da NASA Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, junto com Soichi Noguchi da Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA). O histórico lançamento aconteceu por volta das 21:27 (horário de Brasília), em Cabo Canaveral, Flórida.

O lançamento foi histórico por se tratar da primeira missão tripulada operacional da empresa SpaceX, de Elon Musk.

 A espaçonave Crew Dragon, chamada de Resilience, já está órbita e os astronautas estão descansando para se prepararem para a acoplagem com a Estação Espacial Internacional (ISS), que deve acontecer por volta das 00:30 de terça-feira.

Veja alguns detalhes da preparação, lançamento e os primeiros momentos em órbita:

“Assistir ao lançamento desta missão é um momento especial para a NASA e nossa equipe SpaceX”, disse Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA. “Estamos ansiosos para colocar esta equipe no posto para continuar nosso importante trabalho e quero agradecer as equipes pelo incrível esforço para tornar possível a próxima geração de transporte espacial humano.”

Os quatros astronautas vão passar seis meses na ISS e vão se juntar a outros três que já estavam na ISS, são eles, a Comandante Sergey Ryzhikov e do Engenheiro de Voo Sergey Kud-Sverchkov, ambos da agência espacial russa Roscosmos, e da engenheira de voo Kate Rubins  da NASA, que chegaram a estação em outubro.

Tripulação da Crew-1 Foto: NASA

Durante os seis meses no espaço Mike, Victor, Shanon e Soich vão realizar diversos experimentos científicos no espaço.


Agora os EUA voltam a ter independência nos lançamentos de seus astronautas em solo norte-americano, sem mais depender dos russos para isso, algo que acontecia desde 2011 com a aposentadoria dos Space Shuttles.

A espaçonave Crew Dragon que tem capacidade para até sete astronautas. A empresa privada espacial já fez outros testes com a nave, sendo um desses ocorrido no começo do ano levado ao espaço dois astronautas da NASA.

Trajetória de cada astronauta:

 

 

No entanto, a SpaceX não está sozinha na jogada com sua nave espacial Crew Dragon. A Boeing também vai lançar astronautas da NASA, mas em relação a empresa de Elon Musk, a Boeing está atrasada nos testes com sua nave Starliner, testes esses que devem acontecer em 2021.

A próxima missão tripulada da SpaceX levando outros quatro astronautas para a ISS está prevista para acontecer no verão de 2021.

 

Live da aclopagem da Crew Dragon Resilience na ISS:

DEIXE UMA RESPOSTA