A COMAC finalizou a montagem do terceiro protótipo do C919 destinado para os testes em voo, agora a empresa trabalha para tentar fazer o primeiro voo deste protótipo até o final de 2018.

O segundo protótipo (10002) foi transferida para Jiangxi em outubro, com finalidade de adiantar os testes em voo, já o primeiro protótipo está transitando entre Shandong e Xian em seus testes.

Ao todo, o programa de testes de voo da Comac utilizará seis aeronaves para testes de voo e duas para testes estáticos, sendo uma somente para testes de sistemas em solo.

O vice-gerente de vendas e marketing da COMAC, Lu Zheng, disse que a empresa tentará fazer a primeira entrega em 2021, certificando o novo jato até 2020, após alguns anos de atraso no desenvolvimento do avião.

O COMAC C919 é bem semelhante com o A320 da Airbus, medindo 38,9 metros de comprimento, 35,8 metros de asa, altura de aproximadamente 12 metros e largura de cabine de 3,9 metros. No geral está disposto 3 versões para compra que alcança de 156 passageiros até 174 quando em configuração de 1 classe com alta densidade, o seu projeto tem participação de empresas americana e europeias para construir diversos sistemas da aeronave, outro passo para a ocidentalização do COMAC.

A aeronave tem uma autonomia de 4075 km. Uma versão de longo alcance pode voar até 5555 quilômetros.

A fabricante espera produzir cerca de 2000 aviões e já recebeu mais de 700 encomendas provenientes de 23 clientes, a maioria companhias aéreas da China que ganharam incentivo para comprar o jato. O C919 concorre diretamente com o 737 MAX 7 e o Airbus A320neo em capacidade de passageiros.