Advertisement

Comandante da FAB fala sobre importância estratégica do Gripen

Caça Saab F-39 Gripen E da Força Aérea Brasileira, FAB.

No 12º episódio da websérie Colaboração Real 4, produzida pela Saab, o comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Jr., falou sobre a importância estratégica do F-39 Gripen para o Brasil. 

A chegada das novas aeronaves representa uma nova era e um salto tecnológico para a aviação de caça brasileira, que está recebendo um avião com capacidades jamais vistas na Força. 

O Ten-Brig Baptista Jr., que foi piloto de caça, também falou sobre um 2º lote de aeronaves, com maior participação industrial brasileira.

“Já é hora de olharmos para a frente e entendermos que o Brasil necessita de uma quantidade muito maior que a atualmente contratada. Olhando o futuro, eu vejo que está na hora de nós começarmos a sonhar com o próximo lote.”

Em 22 de abril, Dia da Aviação de Caça, o comandante anunciou a compra de quatro Gripens adicionais ao primeiro contrato de 36 aeronaves, e os estudos para um segundo lote de aeronaves. O Brigadeiro não deu detalhes quanto ao número de F-39 para o próximo lote, mas em outras entrevistas, chegou a mencionar 30 unidades. 

A FAB já recebeu cinco F-39 Gripen, sendo que três estão no Brasil (4100, 01 e 02) e outros dois ainda estão na Suécia (4103 e 04). A dupla deve ser enviada ao Brasil por via marítima ainda no primeiro semestre de 2022. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: fab, Gripen, SAAB, usaexport