Advertisement

Comando Central dos Estados Unidos passa a ser responsável sobre Israel

Caças F-15I, F-15C e F-16C da Força Aérea de Israel e F-15E dos Estados Unidos. Foto: IDF-AF.

O Departamento de Defesa (DoD) dos Estados Unidos passou a responsabilidade de ligações militares e planejamentos de defesa com Israel para o Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM). Antes, Israel estava sob responsabilidade do Comando Europeu (EUCOM). 

A mudança anunciada pelo Pentágono no dia 15 de janeiro segue medidas diplomáticas recentes do presidente Donald Trump para acabar com o isolamento político e militar do Estado judeu com vários países árabes.

Antes do realinhamento, o EUCOM era responsável pela coordenação das ligações entre militares com as Forças de Defesa de Israel (IDF) a partir de seu quartel-general em Stuttgart, na Alemanha. Agora o CENTCOM vai cumprir essas funções em sua sede principal em Tampa, Flórida, e na sede implantada no Oriente Médio.

De acordo com Departamento de Defesa, essa medida faz parte das mudanças no plano de comando unificado. “A diminuição das tensões entre Israel e seus vizinhos árabes após os Acordos de Abraham (em 2020) proporcionou uma oportunidade estratégica para os Estados Unidos alinharem seus principais parceiros contra ameaças em comum no Oriente Médio”, disse o DoD em comunicado.

Via Janes

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Estados Unidos, Israel, usaexport