Foto: Marinha do Brasil
O Comando do 3º Distrito Naval realizou no Porto de Maceió, no período de 13 a 15 de agosto, o exercício DEPORTEX, com o objetivo de manter o preparo da Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL), navios e fuzileiros navais para atuar em situações reais de controle da área portuária. A atividade operativa contou com a participação de aproximadamente 300 militares sediados em Natal-RN e Maceió-AL.
 
 
Com o propósito de testar o planejamento inicial, verificar o grau de aprestamento e prontidão das unidades, a Força Distrital realizou, entre outras tarefas, a preservação do patrimônio portuário, a partir da realização de exercícios específicos, como execução de primeiros socorros, controle de distúrbio civil, incursões de figurativo inimigo (FigIn), ataques simulados, entre outros.
 
No desenvolvimento do adestramento, os militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal atuaram nas instalações portuárias em terra, enquanto o Navio Patrulha (NPa) “Macau” e o Navio Patrulha (NPa)  “Graúna” operaram na área marítima adjacente, este último na função de FigIn. Durante o exercício, foram realizadas ações simultâneas no mar e em terra, totalizando 30 embarcações abordadas e mil veículos vistoriados, proporcionando o efetivo controle terrestre e do tráfego marítimo na área.
Fuzileiros Navais em treino no Porto de Maceió- Foto: MB
 
Fonte: Marinha do Brasil