Foto: MB
No período de 3 a 24 de março, a Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Comando do 4º Distrito Naval realizou a vistoria de segurança de aviação no Navio Auxiliar “Pará”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, evento que faz parte do Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.
 
A vistoria é uma ferramenta pró-ativa por meio da qual se procede a busca e a análise das condições de segurança do material e de adestramento do pessoal do navio para operações aéreas, identificando os perigos que possam afetar a segurança operacional, permitindo a adoção oportuna de ações mitigadoras.
 
A primeira fase da vistoria é feita com o navio atracado e por meio de conferência de listas dos principais setores envolvidos em operações aéreas. Na segunda fase, o navio opera com a aeronave, tendo sido realizados diversos exercícios de pouso e decolagem, emergência de aeronaves, com simulações de acidentes e resgates, além de exercícios de pick-up e vertrep (método de reabastecimento de embarcações marítimas por helicóptero) com a aeronave UH-15.
Foto: MB
 
Ao final, concluiu-se que o navio se encontrava em um nível de segurança satisfatório para conduzir operações aéreas e foi realizada uma reunião crítica onde foram elencadas as recomendações de segurança a serem cumpridas.
 
Fonte: Marinha do Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA