Advertisement

Comandos do piloto causaram danos em A330 da Turkish durante pouso na Nigéria

Investigadores nigerianos determinaram que os comandos do piloto fizeram com que um Airbus A330 da Turkish Airlines pousasse à direita da pista do Aeroporto Internacional de Port Harcourt, o que causou danos à aeronave e ao sistema de iluminação. 

No noite de 31 de dezembro de 2019, o A330-343 matrícula TC-LOL estava chegando de Istanbul no aeroporto que serve à Capital do estado de Rios, na Nigéria, aproximando-se para a pista 21 em um procedimento ILS (pouso por instrumentos). 

Segundo o Bureau de Investigação de Acidentes da Nigéria, a aeronave foi submetida a um “flare não convencional”, com o piloto em comando aplicando vários comandos de nariz para cima e nariz para baixo e de aileron direito nos últimos 100 pés da descida. Isso fez com que o jato desviasse para a direita da linha central. O inquérito afirma que o piloto, ao invés de corrigir com um giro para a esquerda, aplicou o leme esquerdo nos últimos 45 pés para o toque na pista.

“O objetivo era deter o desvio lateral e mudar a trajetória da aeronave que já estava se desviando progressivamente para a direita”, acrescenta. “Esta aplicação do leme esquerdo não alterou a trajetória da aeronave, mas foi capaz de impedir que o desvio lateral aumentasse ainda mais”.

Trem de pouso principal do TC-LOL. Foto: Bureau de Investigação de Acidentes da Nigéria
Como resultado, o A330 pousou à direita da linha central a cerca de 612m das marcas da cabeceira da pista, com o trem de pouso principal do lado direito cruzando a borda lateral da pista 27m após o toque, atingindo três luzes antes de retornar à pista a uma distância de 1037 m da cabeceira e recuperar a linha central a 1478m.
 
 

Os investigadores afirmam que um dos pneus principais estava desinflado, com lonas desfiadas, enquanto os outros estavam riscados. Amassados ​​foram encontrados nos flaps internos e no interior do motor Rolls-Royce Trent 700 direito, mas nenhum dos 295 ocupantes ficou ferido.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Aeronaves, Companhias Aéreas, Notícias

Tags: A330, Incidente, Nigéria, Trens de pouso, Turkish Airlines, usaexport