A projetora e fabricante de sistemas subaquáticos em aeronaves, a Saab, assinou um novo contrato com a a agência sueca, Swedish Civil Contingencies Agency (MSB). Os produtos da Saab vão desde serviços e soluções avançadas em aeronaves de combate, sistemas sistemas de alerta aéreo, treinamento e simulação, C4I, defesa antiaérea, soluções de vigilância e gerenciamento de tráfego aéreo. A empresa opera a aeronave de combate a incêndios AT-802F Fire Boss desde 2020 e já realizou mais de 60 missões operacionais em colaboração com a MSB
O contrato fica vigente de 2024 até 2025 e a empresa mantém seu fornecimento atual, onde se encontra em operação quatro aeronaves de combate a incêndios, com scooping em nome da MSB. O documento prevê além do combate a incêndios aéreos, também tripulação e logística. O acordo pode ser estendido até 2027, incluindo mais duas aeronaves, subindo para seis o número total.
Entre os tópicos firmados em contrato estão:
- resgate locais
- incêndios florestais
A União Européia (UE) também poderá utilizar partes do serviço de combate a incêndios, para o apoio de outros países membros. As aeronaves encontram-se a curtas distâncias para uma emergência e podem ser fornecidas com tempo menor saindo do Aeroporto de Skavsta, perto de Nyköping, na Suécia, com disponibilidade para missões em até 180 minutos.
O diretor da área de negócios Aeronáutica da Saab, Lars Tossman destaca. “Estou orgulhoso pelo fato de a Saab poder continuar a fornecer à Suécia e à UE capacidade de combate a incêndios, o que também destaca nossa capacidade de apoiar a sociedade sueca no aspecto civil”.
Leia mais:
- Tinia: conheça de perto a guerra simulada da FAB no Rio Grande do Sul
- Omni amplia o número de contratos com a Petrobras para 2024
- Boeing doa US$ 500.000 para ajudar na recuperação de incêndios florestais no Havaí
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.