Advertisement

Como ficou o TBM Avenger que pousou no mar no último sábado?

TBM Avenger

No último sábado(17), um TBM Avenger se apresentava no Cocoa Beach Air Show na Flórida, entretanto um problema no motor da aeronave forçou o piloto a pousar no mar. As investigações já iniciaram para apurar as possíveis falhas na aeronave. 

Durante o pouso no mar, a aeronave passou próximo de pessoas que banhavam naquele momento e se assustaram com o pouso do TBM Avenger. A aeronave teve danos significativos e não se sabe quando poderá voltar a voar, ou se realmente ainda vai voar novamente. 

“A única pessoa a bordo do avião era o piloto. Quando ele percebeu que o avião estava com problemas de motor, ele inicialmente tentou chegar à base da Força Espacial Patrick, onde o show aéreo estava acontecendo. Por fim, o piloto mudou de ideia e decidiu fazer um pouso na água para evitar passar por cima de prédios e da Florida State Road A1A.” Disse Chris Dorato, Porta-voz da Cocoa Beach Air Show.

Foto: Matt Williams

Após o pouso, o piloto foi levado para o hospital apenas para exames de verificação pois não havia sinais de ferimentos graves. O piloto foi amplamente elogiado pela sua habilidade ao pousar o TBM Avenger sem causar ferimentos aos banhistas e principalmente mantendo a sua proteção. 

O TBM Avenger é uma aeronave que possui uma fuselagem mais rígida, pois originalmente é uma aeronave militar para combate em guerras. O projeto é de 1945 e até hoje ainda possui diversas aeronaves com bom estado de conservação e voando em shows aéreos principalmente nos EUA.

O um avião torpedeiro fabricado pela General Motors, variante do TBF Avenger desenvolvido originalmente pela Grumman. O modelo foi extensivamente usado na Segunda Guerra Mundial, principalmente pela Marinha dos EUA, a bordo de seus vários porta-aviões. 

Entre 1960 e 1965 a Marinha do Brasil usou três TBM-3E Avenger como aeronaves de instrução estática no porta-aviões NAeL Minas Gerais.

O TBM Avenger está sendo avaliado para saber o tamanho dos danos e quanto vai ser para reparar o avião histórico. Por se tratar de uma aeronave antiga, os custos podem ser bem elevados, e justamente a história desse avião pode pesar a favor de sua restauração para a felicidade dos fãs de aviação.

No outro lado há também a investigação em andamento da FAA para apontar as causas e avaliar também se mesmo com a restauração o avião ainda tem condições seguras para voar em shows aéreos. 

Para resgatar a aeronave, foi preciso puxá-la até a areia da praia, pois somente ali o guindaste conseguiria chegar com segurança e resgatar o TBM. Para os fãs de aviação resta esperar e torcer para que o histórico avião possa novamente voar e contagiar a todos que ouvem e observam ao TBM.

Se depender dos apaixonados por aviação, ele voltaria logo. Uma arrecadação entre os fãs está acontecendo em prol da restauração do avião, mesmo que ainda não saibam o valor dos danos eles estão esperançosos para vê-lo novamente voando alto.

 

Fonte: The Aviationist

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.