Zipair Z Rússia

A companhia aérea japonesa Zipair está reformulando a sua identidade visual utilizada nas pinturas das suas aeronave, tudo isso para se distanciar do símbolo utilizado pelas Forças Armadas da Rússia em sua guerra com a Ucrânia.

A Zipair vai remover o logotipo “Z” localizado nas caudas das suas aeronaves, e as modificações começarão o mais breve possível, no dia 18 de junho (sábado). Uma nova pintura, seguindo um padrão geométrico em verde, preto e branco.

A companhia recebeu anteriormente várias perguntas se tinha ligações com a Rússia, devido ao Z estampado na cauda, declarou o presidente da aérea, Shingo Nishida. A mudança de marca terá objetivo de extinguir esses questionamentos e qualquer indicação de favorecimento ao conflito.

O uso de letras “Z” e “V” pela Rússia em seus veículos não é novidade, pois ambos os símbolos foram usados em veículos russos durante a guerra na Síria e na invasão russa da Crimeia em 2015. Como tal, “Z” significa distrito militar oriental, enquanto “V” denota infantaria naval.

Anteriormente a Zipair disse que seu logotipo “resume a atitude de buscar infinitamente serviços que atendam às necessidades de seus passageiros”. O site da aérea já conta com a nova identidade visual, com as alterações na cauda da aeronave.

A companhia é uma subsidiária de baixo custo da clássica Japan Airlines (JAL), e opera uma frota de quatro aviões Boeing 787-8.