Companhia aérea dos EUA assina intenção de compra para 100 aviões Mitsubishi M100

Mitsubishi

A companhia aérea regional Mesa Airlines, que opera voos nos Estados Unidos, assinou um memorando de entendimento para encomendar até 100 aviões regionais SpaceJet M100 da Mitsubishi Aircraft, que tem capacidade para 76 passageiros.

O pedido foi anunciado durante o evento Regional Airline Association em Nashville, e é a primeira intenção de compra firme, desde o lançamento da aeronave, em junho deste ano no Paris Airshow.

De acordo com a Mitsubishi, o acordo é um caminho para um pedido firme de 50 aviões e mais 50 opções de compra, com entregas a partir de 2024.

Essa aeronave concorre diretamente com o Embraer E175-E2, que deve ter sua primeira unidade entregue em 2021.

 

O MRJ70

O novo SpaceJet M100, antes chamado de MRJ70, foi totalmente reformulado para se enquadrar nas regras de peso de aviões regionais, agora a aeronave tem um peso máximo de decolagem (MTOW) de 39000 kg, exatamente no limite das cláusulas de escopo entre as principais companhias aéreas e os sindicatos.

A aeronave será capaz de receber 76 passageiros em duas classes, como os atuais aviões CRJ e E-Jet utilizado pelas empresas dos Estados Unidos, porém a Mitsubishi reduziu a capacidade de carga da aeronave e realizou outras alterações.

Caso a Mitsubishi Aircraft avance com desenvolvimento e certificação, o M100 poderá se tornar o único jato regional de 76 assentos de nova geração que atende aos requisitos das companhias aéreas regionais dos EUA, a Embraer ainda tenta encaixar o novo E175-E2 nas cláusulas de escopo.

Curiosamente o irmão maior, chamado até então de MRJ90, foi nomeado de M90, uma numeração abaixo do irmão menor, o M100.

A Mitsubishi anunciou o avião dias antes do Paris Airshow, pois espera novas encomendas para o M100 durante o evento.

 

As alterações do M100

O MRJ 70 sofreu os mesmos problemas do E175-E2, os novos motores, maiores e mais pesados, oneram a carga transportada pela a aeronave, as fabricantes tentaram corrigir esses pontos com estruturas em materiais compostos, mas ainda assim, os aviões ficaram acima do peso limite.

O M100 é uma nova aeronave, quando comparamos com o MRJ70, ele terá 34,5 metros de comprimento, cerca de 1,1m mais longo que o MRJ70.

A aeronave continua equipada com motores Pratt & Whitney PW1200G, uma variante específica para a família de aviões comerciais da Mitsubishi, assim como a Embraer solicitou duas variantes do Pure Power para as suas aeronaves, PW1700G e PW1900G.

O motor PW1200G deve fornecer 15600 lbs de empuxo para o M100.

O espaço de carga no porão foi reduzido, de 18,2 m³ para 13,6 m³. Enquanto isso a autonomia permaneceu a mesma, de 3540 km, a distribuição interna para a Classe Econômica continua no padrão 2-2, como nos E-Jets.

 

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