Advertisement

Companhia aérea encomenda dirigível gigante para transportar passageiros

Airlander Dirigível Teste

A Air Nostrum divulgou hoje (15) que será a primeira empresa a encomendar o Airlander 10, um dirigível gigante desenvolvido pela start-up dos tempos modernos HAV, visto que este tipo de veículo voador não é novidade no mundo.

Ao todo 10 aeronaves foram encomendadas, e elas serão alocadas para transportarem passageiros em rotas regionais da empresa. A primeira entrega acontecerá até 2026, de acordo com os executivos envolvidos.

“À medida que países como França, Dinamarca, Noruega, Espanha e Reino Unido começam a colocar em prática mandatos ambiciosos para a descarbonização de voos domésticos e de curta distância, a Hybrid Air Vehicles e o Air Nostrum Group estão demonstrando como podemos chegar lá – e chegar lá em breve”, disse a Air Nostrum, indicando também para onde voará com o dirigível a partir da Espanha.

Airlander Dirigível
Foto: HAV/Divulgação

A Air Nostrum tem na sua frota, atualmente, 50 aeronaves dos modelos Bombardier CRJ e ART-72, com 36 e 11 unidades em operação, respectivamente. A capacidade de 100 passageiros do Airlander 10 é similar ao CRJ1000 que opera na empresa.

De acordo com a HAV, fabricante do dirigível, o Airlander é mais lento, porém emite 90% a menos de CO2 na atmosfera, comparando com o CRJ1000, transportando os mesmos 100 passageiros.

A produção do Airlander no Reino Unido empregará cerca de 1.800 pessoas, para alimentar a demanda do mercado, de acordo com a HAV.

O Airlander tem 92 metros de comprimento, 44 metros de largura e 26 de altura, se destaca por ser diferente dos famosos e gigantes dirigíveis do passado, a começar pela sua estrutura que possibilita utilizar um volume maior de hélio (He) sem precisar de um grande comprimento na sua estrutura. O fato de utilizar Hélio torna o dirigível menos susceptível a incidentes.

Foto: HAV/Divulgação

A aeronave ainda pode atingir 20000 pés de altitude máxima, e tem velocidade média de 144 km/h, com alcance de até 7400 km, possibilitando voos intercontinentais. Quando configurado para carga pode transportar até 10 toneladas.

Sua velocidade média de deslocamento é praticamente a mesma de um carro, de acordo com a fabricante, e ideal para deslocamentos curtos, sendo uma alternativa ao trem comum e as estradas. Veja um comparativo na tabela abaixo (apesar do deslocamento por avião ser bem mais curto, em comparação com os dados da HAV).

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.