Advertisement

Companhia aérea mais antiga voando no México, encerra operações; empresa tinha fusão acordada com a Nella Airlines

Aeromar companhia aérea do México encerra operações com acordo com a Nella

Após 35 anos de operações, a Aeromar, companhia aérea que atualmente era a mais antiga em operação no México, encerrou suas operações definitivamente. Esta é a segunda empresa que fecha nos últimos anos no país.

A Aeromar já vinha de anos ruins financeiramente, a companhia mexicana acumulou mais de US$ 600 milhões em dividas com o governo do México, com aeroportos, prestadores de serviços tanto de handling como de catering. 

O fim das operações já era encarado como realidade por grande parte do mercado mexicano, pois o governo não concedeu aporte financeiro em razão das dificuldades do setor aéreo com a Covid-19. Em um comunicado, a Aeromar disse que estava encerrando suas operações após 35 anos pois tinha dificuldades de realizar novos acordos financeiros para a continuidade da empresa.

Apesar dos esforços nos últimos anos em colaboração com o Governo Federal, a companhia aérea não conseguiu atingir os níveis necessários para se manter operando. 

A Aeromar reforçou que buscou todas as alternativas para salvar a empresa e todos os empregos de seus 700 colaboradores. A companhia disse ainda que todos os salários referentes a 2022 foram quitados mas que ainda não havia pago os valores extras acordados para este ano, medida esta que está sendo acompanhada pelo Ministério do Trabalho do México. 

As últimas semanas foram cruciais para o fechamento da companhia mexicana, conforme relatado pelo SImple Flying, diversos relatórios indicavam o fim da aérea muito em breve. Após as divulgações desses relatórios, a Aeromar teve seu hangar no Aeroporto Internacional da Cidade do México apreendido e ainda sofreu graves penalidades por não pagar impostos e taxas aeroportuárias. 

Ao mesmo tempo, diversos voos foram cancelados nos aeroportos de Cancun, Mérida, Chetumal entre outros. Novos relatórios indicavam que a Aeromar faria uma fusão com a empresa brasileira Nella, do executivo Mauricio Souza que também detém participação na Albatros e Amaszonas, outras companhias latinas.

Apesar de nenhum posicionamento oficial de nenhuma das empresas, o nome da Aeromar ganhou a marca da Nella em sua conta oficial no Twitter. 

Na última semana, a companhia teve três de suas aeronaves confiscadas pelo Comandante-geral do México que assinou uma ordem de confisco de três ATR 72-600. A empresa também foi impedida de colocar em operação outros aviões, restando apenas dois ATR 72 em seus últimos dias realizando voos.

Fundada em 1987, a Aeromar operou durante toda sua história 37 aeronaves, sendo os modelos ATR 42 e 72 além do jato regional Bombardier CRJ-100. A empresa chegou a realizar voos internacionais para os EUA e também para Cuba, e atendia a 21 destinos dentro do México.

 

 

 

Com informações da Simple Flying

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.