O Boeing 747 é sem dúvidas uma das aeronaves mais icônicas que a indústria da aviação já produziu, mesmo assim, nem o seu importante legado conseguiu salvar o modelo do encerramento da sua produção que se aproxima.
Com cada vez menos operadoras operando a ‘Rainha dos Céus’ para o transporte de passageiros, o Boeing 747 atualmente tem as suas operações majoritariamente concentradas para as operações de cargas.
Além disso, a pandemia do coronavírus acabou acelerando o processo de retirada do icônico quadrijato de passageiros em 2020, a exemplo da British Airways, Qantas e KLM.
Cada vez mais raro, algumas companhias ainda dão sobrevida à experiência de voar com o 747 de passageiros, veja a seguir quais são:
Atlas Air
Responsável por ter a maior frota Boeing 747 na atualidade (45 unidades), a Atlas Air é conhecida por suas operações de carga com os modelos 747-400 e o Boeing 747-8. Entretanto, a Atlas Air também oferece serviços de voos fretados de passageiros a bordo da Rainha dos Céus. Atualmente a companhia conta apenas com uma unidade ativa de sete aeronaves para as operações Charter.
Air China
A maior operadora estatal da China, a Air China também é outra operadora que conta com os modelos 747-400 e o 747-8 na sua frota. Porém, de uma frota total de 10 aeronaves, apenas três 747-8 estão em serviço, sendo que uma delas conta com configuração VIP para o uso de autoridades do governo chinês.
Asiana Airlines
Ainda na Ásia, a sul-coreana Asiana Airlines é uma das poucas operadoras que ainda utiliza o Boeing 747-400 para o transporte de passageiros. Atualmente, a companhia está com uma aeronave ativa no total de 12 unidades, contudo, apenas com operações pontuais.
Korean Air
Sendo uma das três operadoras de passageiros do 747-8I de passageiros (Lufthansa e Air China completam a lista), a Korean Air conta com 10 unidades do modelo, sendo que uma é de uso exclusivo para o governo sul-coreano. Atualmente, a operadora está operando cinco unidades do Jumbo.
Lufthansa
Sendo a maior operadora do 747 de passageiros na atualidade, a alemã Lufthansa entra nesta lista por ser a única operadora a contar com o 747-400 e o 747-8 operando para o transporte de passageiros simultaneamente. Curiosamente, a companhia preferiu aposentar o A380 e retomou as operações com o 747-400. Para quem mora no Brasil, a Lufthansa é a opção mais viável para voar com a Rainha dos Céus via Guarulhos.
Mahan Air
Principal operadora estatal do Irã, a Mahan Air chama a atenção por operar aeronaves de geração anterior em decorrência de sanções impostas pelos Estados Unidos e parte dos países da União Europeia. Outro ponto curioso é que a companhia foi uma das últimas a operar o Boeing 747-300 de passageiros ainda no ano passado. Atualmente, a operadora iraniana conta com duas unidades do Boeing 747-400 (uma unidade Combi), mas só uma está em operação.
Max Air
A pouco conhecida operadora nigeriana Max Air também é outra companhia que faz parte desta seleta lista. Chegando a operar três unidades do modelo 747-400 no passado, a Max Air conta atualmente com apenas um Jumbo na ativa (matrícula 5N-HMM).
Rossiya
Com um total de 9 unidades do 747-400 na sua frota, a operadora russa Rossiya figura como a única operadora do leste europeu nesta lista. Apesar de uma frota relativamente grande para o transporte de passageiros, a companhia aterrou todas as unidades por conta dos conflitos na Ucrânia por conta das sanções impostas, deixando em indefinido o retorno desses 747 aos céus.
Com informações: Simple Flying
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