Notícias C-17 RAF Porto Alegre
O C-17A Globemaster III da RAF está fazendo uma escala em Porto Alegre.

Estamos entrando na penúltima semana de janeiro de 2022 com mais um Resumo Semanal de Notícias da Aviação.

Aqui listamos para o nosso público os 10 assuntos principais da aviação nos últimos sete dias, bem como os artigos e vídeos publicados na semana. Vamos conferir nos parágrafos abaixo todos os assuntos que mais repercutiram no setor.

Para essa postagem consideramos as matérias publicadas entre o período de 15 a 21 de janeiro, exatamente sete dias, e descontando o dia anterior ao de publicação do resumo, que é sempre aos domingos aqui no Portal Aeroflap.

Continua depois do anúncio
Receba as principais notícias da aviação diretamente no seu TELEGRAM, em tempo real. Participe do nosso grupo Clicando Aqui.
Para participar no Whatsapp Clique Aqui.

 

 

1.Fórmula 1 deixará de ter apresentações com aviões militares antes das corridas

Fórmula 1
Frecce Tricolori durante a sua tradicional apresentação antes do GP de Monza Foto: Scuderia Ferrari

Buscando se tornar cada vez mais ecológica e menos poluente, a Fórmula 1 mudou as regras para as apresentações aéreas antes das suas corridas, banindo o uso de aeronaves militares.

Segundo informações do Portal RacingNews365, a Fórmula 1 enviou um e-mail aos promotores responsáveis pela realização das etapas, no qual as exibições apenas com o uso de aviões militares não serão mais permitidas.

Por outro lado, ainda será possível ver apresentações utilizando aviões civis ou de companhias aéreas antes das corridas, mas para isso, será necessário o uso de combustível sustentável (SAF) durante os voos das apresentações.

Continua depois do anúncio

Apesar de a decisão ter recebido muitas críticas, a decisão da Fórmula 1 em banir o uso de aviões militares durante os seus eventos, é pelo fato da entidade se mostrar preocupada que tais exibições aéreas se tornem uma ferramenta de demonstração de força militar.

Agora, com as novas regras, ainda será possível ver a apresentação de icônicas aeronaves como o 787da Etihad Airways, mas sem a esquadrilha Al Fursan no GP de Abu Dhabi, bem como o lowpass do Boeing 787-9 Dreamliner da Gulf Air no GP do Bahrein, graças ao uso do combustível sustentável de aviação (SAF).

 

2. Um cargueiro C-17 da Força Aérea Real pousou em Porto Alegre

Continua depois do anúncio

Uma aeronave de transporte Boeing C-17 Globemaster III da Força Aérea Real Britânica (RAF) pousou na tarde da última sexta-feira (21), em Porto Alegre (RS). O cargueiro militar, de registro ZZ175, realizou uma escala técnica, devendo partir para as Ilhas Falklands (Malvinas) na manhã de sábado (22).

Na ocasião, o jato britânico decolou de Dakar, Senegal, e fez um voo de 7:36 até chegar na capital gaúcha, onde tocou a pista 11 do Aeroporto Salgado Filho (SBPA) às 13h48, já aguardado pelos spotters e entusiastas de aviação. A aeronave taxiou até uma posição ao lado do antigo Terminal 2, hoje desativado. 

O C-17 está fazendo uma parada técnica no Brasil, tendo a Base Aérea de Mount Pleasant (EGYP), nas Falklands, como seu destino final. O C-17 decolou  de SBPA para EGYP às na manhã de ontem (22). 

Continua depois do anúncio

Atualmente, a RAF possui uma frota de oito cargueiros C-17A, todos operados pelo 99 Squadron da base de RAF Brize Norton. O primeiro C-17 britânico foi recebido em maio de 2001. Brize Norton é a maior base da RAF e também abriga as aeronaves A400M Atlas, C-130 Hércules e A330 MRTT Voyager.

Os C-17 também estão sendo empregados no transporte de armamentos para Ucrânia em meio à tensão com a Rússia. 

 

3. Duas aeronaves da Itapemirim já deixaram o Brasil 

ITA Itapemirim Voos
Foto: Gabriel Benevides/Aeroflap

Duas aeronaves da Itapemirim já deixeramo Brasil com destino ao Arizona, nos Estados Unidos. Entretanto, a primeira aeronave a realizar o voo de traslado foi o PS-ITA na última terça-feira (18), decolando a partir do aeroporto internacional do Galeão. 

Continua depois do anúncio

Além do PS-ITA, outro A320 de matrícula PS-SFC também deixou o Brasil no dia seguinte (19) com o mesmo destino. Ambas as aeronaves são de propriedade da DCAL 2 Leasing Limited e realizarão um “translado para uma base onde a aeronave será armazenada” aeroporto internacional de Tucson, nos Estados Unidos.

Mais outras duas aeronaves da Itapemirim também deixarão o Brasil:

Além do PS-ITA e PS-SFC, mais outras duas aeronaves de matrícula PS-SPJ e o PS-TCS também deixãrão o Brasil em breve. Dessa vez, as aeronaves seguirão para o aeroporto de Blytheville, localizado no estado do Arkansas, nos Estados Unidos. Os voos foram solicitados pelo lessor UMB Bank, proprietário das aeronaves.

 

4. Rolls-Royce passa a deter o recorde de avião elétrico mais rápido do mundo

Rolls-Royce
Foto: Rolls-Royce

Apelidado de ‘Spirit of Innovation’ (Espírito de Inovação em tradução livre), a aeronave totalmente elétrica desenvolvida pela Rolls-Royce fez jus ao seu nome, tendo estabelecido dois novos recordes mundiais confirmados recentemente.

O primeiro recorde batido ocorreu no dia 16 de novembro de 2021, quando a aeronave atingiu uma velocidade máxima de 555,9 km/h (345,4 mph) ao longo de três quilômetros, batendo o recorde anterior de 213,04 km/h (132 mph).

Além disso, a aeronave quebrou um segundo recorde ao alcançar a velocidade de 523,1 km/h (330 mph) ao longo de 15 quilômetros, quebrando o recorde anterior de 292,8 km/h.

Agora, ambos os registros foram oficialmente verificados pela Fédération Aéronautique Internationale (FAI), a Federação Mundial de Esportes Aéreos, que controla e certifica os registros mundiais aeronáuticos e astronautas.

Com as novas marcas, a aeronave elétrica da Rolls-Royce ainda está buscando a quebra de um terceiro recorde.

A terceira tentativa de quebra de recorde é referente a subida mais rápida de uma aeronave elétrica até os 3.000 m, com a marca atual de 202 segundos. Para quebrar a marca, o ‘Spirit of Innovation’ precisou de apenas 60 segundos, porém, a nova marca alcançada ainda passará pelo processo de verificação.

 

 

5. Embraer entregará mais oito aviões para a nigeriana Air Peace em 2022

Embraer E-Jet E2

A linha de produção da Embraer em São José dos Campos será bastante agitada neste ano. Ao mesmo tempo que a Azul planeja retomar em junho a entrega de novos E195-E2, a Air Peace declarou que planeja antecipar a sua expansão.

Como resultado, a companhia aérea nigeriana planeja receber oito avões Embraer E195-E2 somente neste ano, além de mais aeronaves Airbus A320. Os novos aviões da fabricante brasileira vão ajudar a Air Peace na sua expansão regional e doméstica na Nigéria e África Ocidental.

 

6. Airbus cancela encomenda da Qatar Airways para 50 aviões A321

Em mais um impasse da Qatar Airways sobre problemas na pintura de seus aviões A350XWB, a Airbus decidiu cancelar a encomenda para 50 aviões Airbus A321neo da companhia árabe.

“Confirmamos que rescindimos o contrato de 50 A321 com a Qatar Airways de acordo com nossos direitos”, disse um porta-voz da Airbus.

Atualmente a Qatar Airways tem 30 encomendas para o concorrente da família A320neo, o Boeing 737 MAX. A empresa também está processando a Airbus com foco em obter uma indenização de US$ 600 milhões, pelo tempo em solo dos seus aviões A350XWB.

 

No início de dezembro, a Airbus emitiu uma nota contestando as alegações da Qatar Airways, e lamentou a necessidade de defender sua posição e reputação e que todas as soluções dadas para a Qatar Airways foram rejeitadas por parte do cliente sem justificativa legítima, mas que busca o diálogo construtivo para resolver o assunto.

Além disso, a companhia do Golfo alega riscos operacionais com as aeronaves afetadas, sendo que 21 unidades do A350 estão sem voar por conta dos problemas de corrosão em uma subcamada da proteção anti-raio.

A companhia árabe não fez comentários sobre o cancelamento das encomendas. Atualmente a Qatar Airways opera com 22 aviões A320ceo (geração antiga) e 6 A321ceo.

 

7. 5G: FAA inclui o Boeing 787 e alguns aviões da Embraer em lista de aeronaves aprovadas

5G Visto American Airlines Viagens Pandemia Aeroporto

 

Na última semana, a Administração Federal de Aviação dos EUA anunciou uma lista de aviões autorizados a decolar e pousar com baixa visibilidade em zonas onde há instaladas pontos da rede 5G próximos de aeroportos.

Com isso,  a FAA atualizou a lista de aeronaves aprovadas nos EUA, agora a lista inclui o Boeing 787 e aviões da Embraer, confira a lista atualizada de cada fabricante:

Airbus: A300, A310, A319, A320, A321, A330, A340, A350 e A380.
Boeing: 
717, 737, 747, 757, 767, 777, 787, MD-10 e 11.
Embraer:  ERJ-170 e E190.

Ainda constam fora da lista aeronaves como o Airbus A220, Boeing 727 e as aeronaves da Bombardier que até o momento não foram autorizadas. Com o aumento da lista, o percentual de aeronaves aprovadas nos EUA chegou a 78%.

A FAA disse ainda que alguns altímetros serão muito suscetíveis à interferência da rede 5G, e serão proibidos de realizar pousos com baixa visibilidade em aeroportos que estiverem próximos de instalações da rede. 

As operadoras dos EUA concordaram que irão adiar a ativação da rede 5G em torres de telecomunicações próximo dos principais aeroportos do país. Segundo a Reuters, uma das operadoras deixará de ativar 500 torres, o equivalente a pouco menos de 10% do planejado pela empresa.  

A FAA segue trabalhando com as operadoras para chegar a uma solução para o problema. Nos próximos dias o órgão de aviação norte-americano pretende aprovar os outros aviões restantes.

8. Aeroporto de Guarulhos registra 188 mil pousos e decolagens de aviões em 2021

Antonov An-124 Aeroporto de Guarulhos
Foto: Gisele Orquídea

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou em dezembro de 2021 a movimentação de cerca de 3,11 milhões de passageiros.

Assim, houve um crescimento de 36,4% na comparação da movimentação registrada em 2020. Quando comparado com 2019, ano pré-pandemia, houve um recuo de 23,6%. Já com relação ao consolidado (de janeiro a dezembro) de 2021, nota-se um aumento de 18,9% em comparação ao ano anterior; e recuo de 43,8% ante 2019.

Em dezembro de 2021, estiveram no aeroporto cerca de 3,11 milhões de passageiros. Nesse período, foram registrados 21.395 pousos e decolagens (nacionais e internacionais). Do consolidado de 2021 (janeiro a dezembro), a GRU Airport registrou cerca de 24,16 milhões de passageiros.

 

No total, foram registrados 188.573 pousos e decolagens (nacionais e internacionais).

 

9. Governo Federal abre grupo de trabalho para discutir concessão do Aeroporto Santos Dumont

Infraero
Foto: Infraero/Divulgação

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou na última quarta-feira (19) o objetivo do Governo Federal com todo o processo de concessões aeroportuárias executado desde 2019: investimento e qualidade de serviço ao usuário.

A declaração ocorreu na reunião de abertura do grupo de trabalho criado para discutir o edital de licitação do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Fazem parte do grupo de trabalho representantes indicados pelo Ministério da Infraestrutura, pelo governo do Rio de Janeiro e pela Marinha do Brasil.

Já o Grupo de Consultores em Aeroportos (GCA) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) darão suporte técnico às discussões, que ajudarão na elaboração do relatório final. O documento deve ser divulgado em 17 de fevereiro.

Usuário

Como existem questões levantadas pelo setor produtivo do Rio de Janeiro sobre a complementariedade dos aeroportos Galeão e Santos Dumont, a criação do grupo de trabalho ajudará no aperfeiçoamento da modelagem da sétima rodada de concessões aeroportuárias.

O Governo Federal preza pelo diálogo e pelo entendimento entre todas as partes para chegar ao melhor resultado possível.

 

10. LATAM começa a oferecer WhatsApp gratuito em 56 aeronaves no Brasil

 

LATAM
Foto: Gabriel Benevides/Aeroflap

A partir de 25 de janeiro, clientes da LATAM poderão enviar e receber gratuitamente mensagens de texto pelo WhatsApp, Facebook Messenger e iMessage durante o voo.

Inicialmente, a facilidade estará disponível em 56 aeronaves da família Airbus A320 que realizam voos dentro do Brasil e voos do País para outros destinos na América do Sul.

A LATAM pretende levar o serviço para outras aeronaves da sua frota e reforça que o pacote gratuito vale apenas para mensagens de texto – ou seja, não suporta a transferência de fotos, vídeos ou demais arquivos.

Para acessar o serviço, o cliente deve colocar seu dispositivo móvel em modo avião, conectá-lo à rede wi-fi LATAM Play, digitar latamplay.com em seu navegador e selecionar o pacote gratuito de mensagens de texto.

Se o cliente preferir, há outros pacotes pagos para navegação ou streaming. Ao entrar na rede LATAM Play, o cliente também já tem acesso gratuito a mais de 700 horas de conteúdo premium entre filmes, documentários, séries e músicas. Confira mais detalhes neste vídeo.

 

Artigos e Publicações Especiais

Por qual motivo o 5G é preocupante para aviões nos EUA, mas não no Brasil?

A implementação da conexão 5G para os celulares dos Estados Unidos está causando um grande problema para a FAA, companhias aéreas e até mesmo passageiros. Com isso, muitas companhia aéreas se mostraram preocupações ao operarem nos Estados Unidos com a rede 5G, mais especificamente na Banda C, e como ela foi implementada pela FCC. 

Neste artgio você vai entender porque o mesmo problema não está ocorrendo no Brasil, e qual o seu impacto nas operacções nos Estados Unidos.

Clique Aqui e confira no artigo do nosso redator Pedro Viana, publicado nesta semana.

 

NOSSOS VÍDEOS DA SEMANA

 

No primeiro vídeo, entrevistamos o Rafael Lemos, que trabalha na FlyBSB. Ele nos contou quais os caminhos para se tornar o comissário de voo. Além disso, ele nos fala sobre o conteúdo do curso e nos explicou quais são as exigências das companhias aéreas.

Você já parou pra pensar o que faz uma companhia aérea escolher um determinado tipo de aeronave? Algumas companhias operam com um único tipo de aeronave. Outras, com tipos variados.

Confira abaixo mais detalhes desse processo interessante de decisão dentro de uma empresa aérea:

 

Resumo com colaboração dos editores Gabriel Centeno, Gabriel Melo, Gabriel Benevides e Pedro Viana.