Confira as 10 mais importantes notícias da aviação na última semana

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Foto: Gabriel Benevides/Aeroflap

Entramos no primeiro domingo do mês de fevereiro com nosso tradicional resumo das 10 notícias de aviação mais importantes da última semana. 

Nas próximas linhas, o Portal Aeroflap traz para você o que aconteceu de mais relevante entre os dias 30 de janeiro e 05 de fevereiro no mundo da aviação civil e militar, bem como os artigos especiais e vídeos publicados em nosso canal do YouTube

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1. Embaixador argentino reclama de voos britânicos para as Malvinas com escalas no Brasil

C-17 Globemaster III da RAF em Porto Alegre.


O trânsito de aviões militares da Inglaterra pelo Brasil voltou a trazer mal-estar com a Argentina. Daniel Scioli, embaixador argentino no Brasil, apresentou nota diplomática ao Itamaraty, reclamando das escalas de aviões da Força Aérea Real (RAF) com destino às Ilhas Falklands (Malvinas), arquipélago britânico disputado pela Argentina. 
 

Em janeiro de 2022, foram registrados sete voos de aeronaves da RAF com paradas em São Paulo, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro com aviões C-17 Globemaster III, Voyager (A330 MRTT) e C-130 Hércules. No caso do C-17, a aeronave esteve no Rio Grande do Sul em três dias consecutivos, fazendo escalas no Aeroporto Internacional Salgado Filho. 

No documento, a a Argentina afirma que os voos mostram que o Brasil aceita a presença militar britânica na região, indo na contramão dos outros membros do Mercosul. Buenos Aires não tece criticas aos voos humanitários da RAF, que ocorrem em caso de resgate, calamidade e demais situações onde vidas correm risco. Contudo, aponta que os voos do mês de janeiro não tem qualquer caráter humanitário, sendo apenas deslocamentos militares.

A Argentina “agradece que o governo brasileiro procure restringir a concessão de licenças para aeronaves militares britânicas provenientes ou com destino às Ilhas Malvinas apenas a casos estritamente humanitários”, finaliza a nota diplomática. 

Leia mais sobre o caso clicando aqui

2. Aviões da Itapemirim fazem estranho voo para São José dos Campos; companhia atrai investidores e deve pagar multa de milionária. 

Durante a semana, a Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) voltou aos destaques dentre as notícias de aviação. Na segunda-feira (01), o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) manteve a decisão onde obriga a companhia, que não opera desde meados de dezembro, a pagar uma multa de R$ 1 milhão de reais para pagamento de salários dos seus tripulantes. 

Ao negar o pedido de liminar da empresa contra a decisão de primeiro grau que determinou a constrição, o relator do caso, desembargador Pedro Foltran, afirmou que a defesa da Itapemirim não conseguiu comprovar a ilegalidade do ato questionado.

A empresa ajuizou mandado de segurança, com pedido de liminar, contra a decisão de primeiro grau que determinou penhora online no importe de R$ 1 milhão, pedindo o desbloqueio de possíveis valores constritos.

Ao mesmo tempo, a ITA chama atenção de investidores, mesmo com uma dívida de R$ 180 milhões e impedida de voar pela ANAC. Segundo O Globo, dois grupos de investidores estrangeiros estão interessados na ITA Transportes Aéreos. 

Sidnei Piva de Jesus, dono da ITA, está em conversas avançadas com dois fundos de private equity estrangeiros. O objetivo seria o repasse da aérea mediante um pagamento à Itapemirim e dívidas da ITA, conforme apurou o jornal. 

Apesar do interesse, o fundo de investidores deseja expulsar Sidnei Piva de Jesus da administração da empresa, e fazer uma companhia aérea totalmente independente administrativamente do Grupo Itapemirim.

Dois dias depois, o estranho movimento de três aeronaves da companhia chamou atenção. Os aviões A320 de matrícula PS-MGFPS-SPJ e PS-TCS voaram de Guarulhos para São José dos Campos na sexta-feira (04). 

Ao que tudo indica, as aeronaves foram para São José onde será realizado o processo de liberação alfandegária. De lá, os aviões seguirão para o aeroporto de Blytheville, localizado no estado do Arkansas, nos Estados Unidos. Os voos foram solicitados pelo lessor UMB Bank, proprietário das aeronaves.

Leia mais sobre estas matérias clicando aqui, aqui e aqui. 

3. PF prende suspeito de mandar incendiar helicópteros do Ibama no Amazonas

Eurocopter EC130 do Ibama foi destruído pelas chamas. Imagem via redes sociais.

A Polícia Federal prendeu na quarta-feira (02) o suspeito de ter ordenado o ataque contra helicópteros do Ibama em Manaus (AM). Como era previamente suspeitado, o mandante do crime era envolvido em atividades de garimpo ilegal em Roraima.

No âmbito da Operação Acauã, a PF cumpriu um mandado de prisão e um de busca e apreensão, em Goiânia/GO, onde foi preso o suspeito de mandar incendiar os helicópteros do Ibama no dia 24/01/2022 em um Aeródromo de Manaus/AM.

Outras cinco pessoas já haviam sido presas anteriormente, incluindo dois suspeitos de terem incendiado as aeronaves e o motorista que os levou e tirou do local adjacente ao Aeroclube do Amazonas, no bairro de Flores, Manaus. 

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4. FAB quer comprar mais 30 Gripens e descarta o F-35 dos EUA

O primeiro Gripen Brasileiro, o FAB 4100, ainda com sua primeira adesivagem. Foto: SAAB.

Em recente entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Jr., afirmou que a instituição quer ter pelo menos 66 caças Gripen. 

O desejo é adquirir pelo menos mais um lote de 30 aeronaves, algo que ele diz que já está sendo conversado em estágios iniciais. O Oficial-General também disse que os boatos de que a FAB estaria avaliando o F-35 Lightning II dos EUA são um “delírio”. 

Em outra entrevista, de junho de 2021, o Ten-Brig Baptista Jr já havia afirmado que o desejo da FAB era ter entre 60-70 Gripens, reconhecendo que o número de 36 aviões adquirido é muito baixo. 

O comandante da FAB também reconheceu as dificuldades impostas pelas restrições orçamentárias e falou sobre o corte no contrato de 28 aeronaves Embraer KC-390.

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5. Bruce Dickinson afirma que poderá deixar de pilotar o Ed Force One

Bruce Dickinson Ed Force One

Foto: Divulgação

Bruce Dickinson, líder e vocalista da banda de heavy metal britânica Iron Maiden, anunciou que poderá deixar o cockpit do icônico Ed Force One, como é batizado o avião de transporta o grupo. 

De acordo com a Administração Federal de Aviação (FAA) e a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), os pilotos comerciais devem se aposentar aos 65 anos. Atualmente, não há limite máximo de idade para ser piloto privado ou piloto da Força Aérea, mas Bruce afirma que está se aproximando do limite imposto pelos órgãos. 

Agora, o cantor e piloto de 63 anos planeja curtir os voos de turnê da banda em um assento VIP perto do cockpit, sem se preocupar com as funções de piloto. “Tenho 63 anos, completarei 64 anos em agosto. Quando você chega aos 65, se você é um piloto de avião, eles apenas te encaminham lá para os fundos, entendeu? Então, estarei lá pilotando o banco de trás”.

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6. Aeroportos da Aena no Nordeste recebem R$ 790 milhões em financiamento para obras

Aeroportos Aena Brasil

Na terça-feira (01), o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto e o presidente do Banco do Nordeste, José Gomes da Costa, assinaram contratos de financiamento para reforma dos aeroportos das cidades de Recife (PE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE).

Os três aeroportos, operados pela Aena Brasil, fazem parte do bloco Nordeste e devem receber R$ 790,9 milhões para obras de reforma e modernização

O aeroporto do Recife irá receber R$ 508,9 milhões. O valor será utilizado em construção civil. O terminal recebe, em média, 600 mil passageiros por mês. Já o aeroporto de Juazeiro do Norte, que atende cerca de 27 mil passageiros por mês, receberá R$ 168,2 milhões. O aeroporto de Campina Grande, por sua vez, receberá investimento de R$ 113,8 milhões. Ali são atendidos cerca de 11,4 mil passageiros por mês.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou os investimentos na região. “Isso é de fundamental importância para potencializar o turismo. São investimentos que agregam valor ao turismo”, disse. “Em Recife, na Bacia do Pina, já têm ali, em torno do Cais do Sertão, três novos hotéis sendo construídos, todos acreditando na recuperação econômica do turismo, principalmente do turismo de natureza, aqui no Brasil”, complementou.

 

7. LATAM obtém nos EUA aprovação para análise do seu Plano de Recuperação Judicial

LATAM Pass

Foto: Gabriel Centeno/Aeroflap

Tribunal de Falências dos EUA aprovou o enviou do plano de recuperação judicial do Grupo LATAM para análise. O procedimento foi aprovado pelo Juiz James Garrity, responsável pelo caso nos EUA.

Assim, o grupo deu mais um passo em apresentar à justiça e submeter a avaliação o plano apresentado em novembro de 2021, onde já negociou com credores majoritários a distribuição do financiamento para a aérea sair do regime de Chapter 11.

A negociação do plano existente foi liderada pelas empresas de investimento Strategic Value Partners, Sculptor Capital Management e Sixth Street Partners. Os principais acionistas da LATAM, incluindo Delta Air Lines Inc. e Qatar Airways, também apoiaram o plano de recuperação da áerea. 

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8. Aerolíneas Argentinas retomará voos para Brasília, Curitiba, Porto Alegre

Aerolíneas Argentinas

Foto – Austral

Na quinta-feira (03) a Aerolíneas Argentinas anunciou que deve voltar a realizar voos regulares para Curitiba, Porto Alegre e Brasília ainda neste ano.

O desejo da companhia é retornar com os voos a partir de abril, atendendo Curitiba e Porto Alegre com quatro frequências semanais, e utilizando o Embraer E190 de 96 assentos em duas classes.

Os voos entre Porto Alegre e Buenos Aires acontecem às segundas, terças, quintas-feiras e sábados. Já os voos entre Curitiba e Buenos Aires serão operados aos domingos, segundas, quintas e sextas-feiras. Contudo, a companhia não deu detalhes sobre os voos ligando as capitais do Brasil e Argentina. 

Todos os voos serão conectados no brasil com a malha da GOL, parceira da Aerolíneas Argentinas, e que opera para aproximadamente 45 destinos no Brasil.

Clique aqui e saiba mais detalhes sobre o retorno da Aerolíneas.

9. Relatório indica que passageiro não foi atingido por pá de hélice após trocar de assento em voo

O relatório preliminar sobre um acidente com um turboélice BAe Jetstream da companhia sul-africana da Airlink indica que um passageiro deveria estar sentado no assento ao lado janela perfurada pela hélice da aeronave. 

De acordo com o relatório, a hélice do motor direito da aeronave quebrou enquanto esta estava em aproximação para pouso no Aeroporto de Venetia, na África do Sul. Isto foi causado por uma colisão com uma ave do tipo Abetarda De Koriatingiu, um pássaro de grandes dimensões com comprimento situado entre 120 e 150 cm para os machos e 100 a 120 cm para as fêmeas, o peso pode chegar a 19kg. O pássaro atingiu a hélice enquanto o avião estava voando a 193 km/h.

Como resultado do bird strike, uma pá da hélice do motor direito se partiu, atingindo a fuselagem, adentrando a cabine do avião em alta velocidade. Apesar dos estragos, ninguém se feriu. 

relatório emitido pela Autoridade de Aviação Civil da África do Sul (SACAA) também apontou que, no mapa de assentos um passageiro deveria estar sentado no local onde a hélice colidiu com a aeronave, porém, este trocou de assento durante o voo. Por este motivo nenhum passageiro estava na fileira 3 do avião.

 

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