Imagem: Dessault

Bem vindo ao resumo semanal de notícias do Portal Aeroflap. Aqui listamos para o nosso público os 10 assuntos principais da aviação nos últimos 7 dias, bem como nossos melhores artigos da semana.

Para essa postagem consideramos as matérias publicadas entre o período de 1° a 07 de maio, exatamente sete dias, e descontando o dia anterior ao de publicação do resumo, que é sempre aos domingos aqui no Portal Aeroflap.

Vamos começar com os principais assuntos?

 

  1. Agora a LATAM tem duas opções de peso para as bagagens despachadas

LATAM Airlines

No último sábado (1º/05) publicamos que a LATAM agora está disponibilizando duas franquias de bagagens para os clientes que decidiram comprar já com o bilhete em mãos.

A nova opção de 15 kg complementa a franquia de 23 kg, que já existia anteriormente, mas poderia ser inadequada em termos de valores para clientes que planejam despachar o mesmo peso.

Como a LATAM faz a cobrança da bagagem despachada de acordo com a rota e demanda, o valor entre as franquia de 15 kg e 23 kg pode variar muito, mas mesmo nas companhias aéreas europeias, a opção de menor peso costuma ser desvantajosa. Na LATAM, a diferença é de cerca de 20% em alguns voos consultados pelo Portal Aeroflap.

Na LATAM o passageiro continua com direito garantido para transportar até 10 kg como bagagem de mão, levada consigo durante toda a viagem e armazenada nos bagageiros acima dos assentos (bins).

Veja mais Clicando Aqui.

 

2. Dassault apresenta seu novo jato executivo, o Falcon 10X

Dassault Falcon 10X
Imagem: Dassault

A Dassault apresentou nesta semana seu mais novo jato executivo, o Falcox 10X. Com muito luxo no interior e novas tecnologias, a aeronave tem como foco concorrer com os maiores aviões produzidos atualmente pela Gulfstream e Bombardier.

A nova aeronave é equipada com tecnologias de nova geração, que ajudam a reduzir o peso, aumentar o desempenho e proporcionar maior conforto ao passageiro, como a pressurização a bordo em altitude reduzida.

O novo jato executivo também é capaz de cumprir rotas com até 13800 km, com reservas, suficiente para cumprir voos como Nova York – Tóquio ou São Paulo – Moscou. A boa performance de autonomia de voo é complementada pela capacidade de atingir altas velocidades em regime subsônico, até Mach 0.925.

O interior espaçoso pode receber várias configurações, mas no espaço sugerido pela Dassault, a aeronave pode levar até 18 passageiros.

Veja mais Clicando Aqui.

 

3. Eastern Airlines inicia em junho as operações no Brasil

A Eastern Airlines continua com seu projeto de realizar voos regulares Low Cost e Low Fare entre o Brasil e os Estados Unidos, apesar das restrições impostas entre as fronteiras. A principal base de operação da companhia será o Aeroporto de Confins, ontem planeja operar para três destinos: Boston, Miami e Nova York.

No dia 28 de junho sai o primeiro voo de Miami para o aeroporto.

Eastern Airlines

No dia seguinte, é a vez da rota entre Nova Iorque e Belo Horizonte. Já em 1º de julho, a operação de Boston ao aeroporto.

As seis frequências semanais serão realizadas em um Boeing 767-300ER, com 236 assentos organizados nas classes Economy e Premium Economy.

Além dos baixos preços, a companhia promete ainda mais benefícios aos passageiros, com a gratuidade de até 32 kg de bagagem para todos, independentemente da passagem aérea que for emitida.

 

4. Azul recebe mais um Airbus A321neo e Itapemirim recebe o 2° A320ceo da sua frota

Nesta semana a Azul Linhas Aéreas recebeu mais um Airbus A321neo novinho. A aeronave foi entregue em Hamburgo (Alemanha), nas instalações da Airbus, e chegou no Brasil no dia 06 de maio.

No Brasil esse avião vai operar na frota da companhia com a matrícula PR-YJD.

E neste final de semana a Itapemirim também recebeu mais um avião para sua frota. A aeronave pousou no Aeroporto de Confins nesta madrugada e é a segunda da frota.

Este é um Airbus A320ceo que anteriormente operou pela IndiGo, e agora deve realizar voos nas cores da Itapemirim com a matrícula PS-AAF.

A companhia espera iniciar as suas operações ainda em junho deste ano, com quatro aviões na frota. Na primeira fase das operações a ITA espera ter até 10 aviões na frota, todos do modelo Airbus A320ceo.

 

5. FAA solicita revisão nas correções do sistema elétrico do 737 MAX

A Boeing estava pronta para enviar aos operadores do 737 MAX um boletim com as correções sugeridas para um problema no sistema de aterramento da aeronave.

Contudo, a FAA pediu para fazer uma revisão dos procedimentos que serão implementados nas 109 aeronaves afetadas, como forma de garantir que a solução da Boeing não afeta outros sistemas do avião.

Como resultado, o retorno dos 109 aviões 737 MAX afetados por esse problema de aterramento em dois sistemas será estendido pela fabricante e pela FAA. O resultado positivo é a segurança, que foi reforçada com essa decisão da FAA.

Devido ao problema, a Boeing também paralisou a entrega de novos aviões 737 MAX, que só será retomada com a solução dos problemas. Há mais de 350 aviões 737 MAX no estoque da Boeing atualmente.

Veja mais Clicando Aqui.

 

6. A nova tecnologia da Lufthansa para economizar combustível

A Lufthansa Cargo equipou uma aeronave da sua frota com uma nova tecnologia criada em parceria com a BASF e a Lufthansa Technik. O avião em questão é um Boeing 777F, que durante um ano será utilizado como laboratório de testes para verificar a eficiência e durabilidade do novo produto.

Este é um filme produzido pela BASF que simula as propriedades da pele do turbarão, com ranhuras de 50 micrômetros de largura que prometem otimizar o fluxo de ar em zonas críticas da aeronave.

A Lufthansa e a BASF estimam em uma economia de 1% de combustível por aeronave. É realmente pouco, mas como na aviação trabalhamos com escala, a Lufthansa disse que esse 1% por avião pode resultar em uma economia anual de 3700 toneladas de querosene considerando a frota de 10 aeronaves Boeing 777F.

Confira mais sobre isso Clicando Aqui.

 

7. Essa é a nova tecnologia de motores aeronáuticos que a Safran acredita para o futuro

A Safran divulgou recentemente um novo estudo que está realizando desde 2017 para os propulsores do futuro, englobando uma tecnologia que já apareceu anteriormente, porém, é bem diferente da aplicada nos aviões atuais.

O estudo é sobre o conceito propfan, que promete ser até 20% mais eficiente em comparação com os motores atuais, além de aceitar o uso de combustíveis totalmente renováveis e até mesmo o gás hidrogênio.

Você pode conferir mais sobre isso Clicando Aqui.

 

8. SpaceX consegue primeiro pouso bem-sucedido (sem explosão) do foguete Starship

A SpaceX está empenhada em desenvolver uma nova geração de foguetes, que não será um substituto da série Falcon, mas será utilizado para missões interplanetárias.

E nesta semana a empresa de Elon Musk conseguiu um grande avanço, com o pouso bem-sucedido do protótipo SN15, que realizou um rápido lançamento em linha reta, até atingir a altitude de 10000 metros, logo depois o foguete iniciou sua descida, ligando os dois motores e pousando sem demais problemas.

Confira no vídeo abaixo:

Anteriormente a SpaceX conseguiu pousar com sucesso o SN10, porém, este explodiu após alguns minutos em solo por excesso de pressão em um tanque de combustível. Dessa forma, a empresa não conseguiu reaproveitar o protótipo.

O Starship foi selecionado pela NASA para compor a missão Artemis, juntamente com o primeiro estágio Super Heavy. Essa missão tem como meta levar novamente humanos até a Lua já em 2024.

Veja mais Clicando Aqui.

 

9. Caça F-22 volta a voar após acidente

Militares do Comando de Combate Aéreo da USAF investigando o incidente com o F-22 em janeiro de 2020.

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) retomou as operações de um caça F-22 que sofreu um sério incidente em janeiro de 2020, durante um pouso.

O caça ficou danificado depois que um problema na aterrissagem fez com que o Raptor derrapasse na pista.

A aeronave recebeu os “cuidados” do 192º Esquadrão de Manutenção de Aeronaves da Guarda Aérea Nacional da Virgínia (VaANG). Nos dias que antecederam o primeiro voo desde o acidente, os militares da VaANG fizeram um grande esforço para duplicar e triplicar a verificação de seu trabalho, consultando engenheiros da Lockheed Martin e conduzindo um táxi de alta velocidade para testar qualquer ruído ou resistência no sistema de freio.

O primeiro voo após o sério incidente foi no último dia 09 de abril, realizado com sucesso, sem demais problemas.

Veja mais sobre isso Clicando Aqui.

 

10. Ozires Silva recebe título de doutor Honoris Causa do ITA

Imagem: FAB/Divulgação.

Nesta semana Ozires Silva, engenheiro e um dos fundadores da Embraer, recebeu o Diploma de Doutor Honoris Causa pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, e o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, fizeram a entrega ao fundador e primeiro presidente da Embraer na sua residência.

“Esse título é uma certificação da história que o Tenente-Coronel Ozires escreveu no Brasil. Seguindo o que foi feito com a Indústria aeronáutica, em São José dos Campos, a Força Aérea Brasileira pretende fazer o mesmo com a atividade espacial em Alcântara no Maranhão”, declarou o Tenente-Brigadeiro Potiguara.

 

ARTIGOS

Nesta semana tivemos dois artigos de destaque aqui no site.

No primeiro ressaltamos a história da Webjet, conhecida como uma das principais companhias aéreas Low Cost do país, e que realmente marcou época, ao implementar serviços e preços até então inéditos no mercado de aviação brasileiro. Também abordamos sobre a frota da aérea, e onde as aeronaves estão atualmente.

Leia esse artigo Clicando Aqui.

No outro artigo falamos sobre a história do Boeing 747 na Varig, a única companhia aérea brasileira que operou com a aeronave, e ainda mais, com três versões diferentes. Alguns aviões voavam até pouco tempo atrás, no entanto, eles foram sendo aposentados.

Leia esse artigo Clicando Aqui.

 

VÍDEOS

Nesta semana postamos um vídeo sobre a história do Tupolev Tu-154, um trimotor soviético que fez sucesso, com mais de 1000 unidades fabricadas ao longo de mais de 30 anos.

Confira o vídeo abaixo: