Bem vindo ao resumo semanal de notícias do Portal Aeroflap. Aqui listamos para o nosso público os 10 assuntos principais da aviação nos últimos 7 dias, bem como nossos melhores artigos da semana.
Para essa postagem consideramos as matérias publicadas entre o período de 31 de maio a 04 de junho, exatamente sete dias, e descontando o dia anterior ao de publicação do resumo, que é sempre aos domingos aqui no Portal Aeroflap.
1. United fecha acordo para encomendar 15 aviões supersônicos da BOOM
Na quinta-feira desta semana (03/06) o mercado de aviação foi surpreendido por uma encomenda da United Airlines para 15 aviões supersônicos da BOOM, o Overture.
O projeto da companhia é logicamente realizar voos supersônicos a partir da próxima década, quando o avião já estará em serviço. Além da United, a JAL também já se interessou anteriormente pelo projeto da BOOM.
De acordo com os termos do acordo, a United comprará 15 aviões ‘Overture’ da Boom, uma vez que o Overture atenda aos exigentes requisitos de segurança, operação e sustentabilidade da United, com opção para 35 aeronaves adicionais. As empresas trabalharão juntas para atender a esses requisitos antes da entrega.
A companhia norte-americana colocou em contrato uma exigência para que o avião atenda alguns requisitos, bem como metas de consumo e emissão de carbono. O Overture também deverá ser capaz de funcionar 100% com combustível sustentável.
Este avião possuirá 3 motores turbofan, que possibilitam voar em velocidades Mach 2.2 com um alcance de 8300 km. A capacidade máxima de passageiros é de 55.
2. NASA avança nos estudos de projeto que pode substituir o Boeing 737
Para o novo orçamento de 2022, o governo de Joe Biden aumentou o montante destinado para a NASA em 6,6%, em relação a este ano. E o principal foco será aumentar os investimentos para desenvolver os aviões de nova geração.
Com este montante extra a NASA agora planeja lançar um programa para desenvolver tecnologias de um novo avião de corredor único. A meta é conseguir um avião 25% mais eficiente em comparação com os atuais.
O ganho de eficiência é pela diminuição de área para gerar arrasto no ar, e também pela maior envergadura em comparação com o comprimento do avião, que compensa a diferença de largura entre as asas tradicionais. As barras na diagonal evitam que a estrutura tenha um comportamento conhecido como “Flutter” e reforçam estruturalmente o componente.
A meta é conseguir diminuir o arrasto aerodinâmico com este conceito, ao mesmo tempo que explora o fluxo de ar totalmente laminar ao longo da asa.
O mercado já está especulando que a Boeing pode aproveitar essa tecnologia para criar um novo avião narrowbody, substituto do 737 MAX.
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3. Embraer diz ter 200 encomendas para veículos aéreos urbanos e anuncia parceria
A Eve Urban Air Mobility Solutions Inc. e a Halo anunciaram no último dia 1º de junho uma parceria para o desenvolvimento de produtos e serviços de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) nos Estados Unidos e no Reino Unido.
A parceria inclui um pedido de 200 unidades do veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL) da Eve, uma subsidiária da EmbraerX voltada para o desenvolvimento de eVTOL.
Esta colaboração, a primeira parceria internacional entre operadoras de eVTOL deste tipo, se beneficiará do trabalho que a Eve já realiza no mercado do Reino Unido como líder de um consórcio que está solucionando questões regulatórias e operacionais para viabilizar operações de eVTOL em Londres.
Em colaboração com o programa de “innovation sandbox”, da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido, a parceria entre a Eve e a Halo resultará em uma das primeiras operadoras a contribuir com este importante trabalho e continuar a desenvolver Londres como um mercado viável e atraente para as operações de UAM.
Além do pedido inicial e da colaboração para desenvolver uma nova operação de eVTOL, a Eve e a Halo também farão parceria no desenvolvimento contínuo do sistema de Gestão de Tráfego Aéreo Urbano da Eve, bem como nas ofertas de serviços e operações de frotas que a Eve oferece como integradora de ecossistema para operações UAM.
4. Itapemirim troca diretoria, abre venda de voos no dia 30 e recebe mais um avião
A semana foi bastante movimentada para a Itapemirim. Nesta semana a companhia aérea trocou o CEO e um diretor. No cargo de CEO entrou Adalberto Bogsan, no lugar de Thiago Senna, que foi promovido a vice-presidente de novos negócios do Grupo Itapemirim.
A Itapemirim Transportes Aéreos também anunciou a chegada de Fabiano Oliveira como novo diretor comercial da companhia aérea do Grupo Itapemirim.
A companhia aérea também ganhou uma operação de cargas, de acordo com uma divulgação realizada pelo Gerente de Operações comerciais e de cargas, Moisés Paes.
A criação de uma divisão de cargas já estava nos planos da Itapemirim. Atualmente todas as companhias aéreas brasileiras aproveitam os porões de suas aeronaves para o transporte de cargas durante o voo.
Mais no final desta semana a companhia abriu a venda dos seus primeiros voos comerciais, que serão operados no dia 30 de junho. E neste sábado recebeu mais um avião, o 3º da frota com matrícula PS-SFC.
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O Airbus A320 pousou nesta madrugada no Aeroporto do Galeão, e ficará no local para processos de nacionalização e para receber nova pintura e customizações internas. O Airbus A320 da ITA será configurado para 162 assentos, proporcionando mais espaço individual para todos os passageiros.
Você ainda pode assistir nossa entrevista com o Presidente do Grupo Itapemirim, Sidnei Piva, postada nesta semana com várias novidades da empresa. Confira no vídeo abaixo:
5. CEO do Grupo LATAM diz que não venderá filial brasileira
Roberto Alvo, que comanda o Grupo LATAM, reafirmou em uma entrevista para a EFE, no final de maio, que a filial brasileira não será vendida. De acordo com Alvo, não é do interesse do Grupo LATAM vender a filial brasileira para qualquer empresa.
Anteriormente estava em especulação uma possível compra da LATAM Brasil pela Azul, após o CEO da última ressaltar que buscava uma consolidação de mercado após o fim da parceria com a LATAM Brasil.
“Estabelecemos uma meta de sairmos [da Recuperação Judicial] até o final do ano e estamos trabalhando muito para alcançá-la”, disse Roberto Alvo durante a entrevista, ressaltando que a empresa está trabalhando para sair deste período complicado com uma estrutura mais enxuta, de menores custos.
“Não há nenhuma intenção de separar a operação Brasil do grupo. A força da Latam está na complementaridade das operações (nos diferentes países). Separar não faz sentido econômico para o grupo”, disse Jerome Cadier ao Estadão no último dia 25 de maio.
Nos últimos dias a LATAM Brasil voltou a reforçar a sua malha de voos, implementando um novo destino e mais ligações entre as cidades já atendidas em junho.
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6. FAB planeja ter até 70 Gripens, diz Comandante em entrevista
Em entrevista à jornalista Andrea Jubé do Valor Econômico, o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Jr., falou sobre a recente notícia de revisão do contrato de 28 unidades do KC-390, a atuação do modelo e da FAB na pandemia, a criação da NAV Brasil e o Programa Gripen.
Perguntado se o contrato do novo caça da FAB também sofreria ajustes, o Brigadeiro Baptista respondeu que o primeiro lote de 36 aeronaves já foi adquirido e que existe uma expectativa de receber entre 60 e 70 unidades. Ele também reconheceu que apenas 36 aeronaves é um número baixo para um país do tamanho do Brasil.
“Compramos o primeiro lote, mas nossa expectativa e que seja algo em torno de 60 ou 70 aeronaves. Esse contrato contempla 36. Em breve, estará na hora de começarmos a falar de um segundo lote. Com um país do tamanho do Brasil, não dá para se falar em apenas 36 aviões de caça.”
Ele também afirmou que a Embraer aceitou a renegociação do KC-390. Entre 13 e 16 aeronaves deverão ser adquiridas, já que restrições orçamentárias impostas pelo combate à pandemia não permitem o financiamento das 28 aeronaves planejadas originalmente. Segundo Baptista, uma equipe da FAB e uma da própria Embraer “vão renegociar as condições contratuais pelos próximos três meses.”
A FAB dispõe de quatro unidades do KC-390 em serviço com o Esquadrão Zeus, sediados na Ala 2 (Base Aérea de Anápolis). As aeronaves tiveram grande atuação na ponta aéreo de apoio a Manaus, transportando cilindros de oxigênio gasoso e diversos materiais de saúde.
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7. Boeing 737 MAX 10 pode realizar seu primeiro voo nos próximos dias
A Boeing lançou em 2018 o 737 MAX 10, com a promessa de criar a maior versão já disponível nas quatro gerações do seu modelo 737.
A fabricante esperava na época entregar o primeiro 737 MAX 10 em 2020, no entanto, a fabricante teve um grande revés com suas dificuldades de certificar novamente o 737 MAX, e atrasou todo o programa de desenvolvimento da sua mais nova aeronave.
Mas agora com o primeiro protótipo, que está pronto desde 2019, a Boeing quer finalmente iniciar os voos de testes da sua mais nova aeronave.
A Boeing ainda precisará cumprir alguns testes em solo com a aeronave, que já esta atualizada com o novo software de controle de voo. O primeiro foi realizado no último dia 20 de maio nas instalações de Renton (WA). Na ocasião a Boeing fez um teste de taxiamento em alta velocidade.
Outros testes continuam ocorrendo em solo, visto que atualmente o cronograma da Boeing é tentar decolar pela primeira vez com o 737 MAX 10 em junho ou julho deste ano.
O primeiro 737 MAX 10 deverá ser entregue somente em 2023, de acordo com um recente dado divulgado pela Boeing. Deste modo, a certificação da nova aeronave durará cerca de dois anos.
Veja mais sobre o 737 MAX 10 Clicando Aqui.
8. USAF quer aposentar 201 aeronaves e solicita recursos para mais F-35
Para o Ano Fiscal americano de 2022 (FY2022), que começa no mês de outubro, a Força Aérea dos EUA solicitou a aposentadoria de 201 aeronaves diferentes e orçamento para aquisição de novos aviões e desenvolvimento de armamentos e projetos como o NGAD (Next Generation Air Dominance), novo caça que deverá substituir o F-22 Raptor.
No total, o Pentágono (DoD) solicitou um orçamento de US$ 752.9 bilhões ao Congresso Americano, sendo que US$ 112 bi. são só para pesquisa, desenvolvimento, testes e avaliações, representando a maior solicitação de investimento para esse aspecto de todos os tempos, um aumento de 5.1% em relação ao FY2021.
Além da aposentadoria, novos caças devem entrar na frota da USAF, principalmente do modelo F-35.
Veja a lista completa de caças que serão aposentados Clicando Aqui.
9. Especulação imobiliária pode diminuir área útil do Aeroporto de Viracopos
O Aeroporto de Viracopos, localizado em Campinas (SP), pode ter sua área diminuída no novo processo de concessão que ocorrerá em breve. O motivo é uma possível especulação imobiliária, visto que há uma crescente alta nos terrenos localizados no entorno do aeroporto.
A redução está presente no projeto de re-concessão do aeroporto, em comparação com o contrato atual da concessionária Aeroporto Brasil Viracopos, que está devolvendo o terminal para o Governo Federal.
Apesar disso, a área permite que o aeroporto ainda tenha duas pistas independentes, porém, reduz a capacidade de expansão do local, de acordo com a publicação original da Folha de São Paulo.
De acordo com a reportagem da Folha, a Concessionária atual está buscando uma ajuda a políticos de Campinas, como os vereadores e prefeitos, para evitar essa desapropriação. Pela diminuição do terreno, o novo leilão pode ser desvalorizado, diminuindo o montante que será repassado para a atual administradora, que ganhará uma indenização pela implementação de atualizações e expansões do aeroporto.
O Governo Federal confirmou a redução de espaço do sítio aeroportuário em até 33% da área atual, dizendo que não haverá prejuízos para a expansão do aeroporto nos próximos 30 anos.
10. Aeronaves e pontes de embarques são leiloadas no Aeroporto de Porto Alegre
Duas aeronaves, pontes de embarque, malas, aparelhos de ar-condicionado e vários outros materiais foram postos em leilão pela Fraport, administradora do Porto Alegre Airport (RS).
Dos 62 lotes totais, os dois mais caros são os aviões: um Embraer EMB-110 Bandeirante matrícula PT-WBG, fabricado em 1974, com lance atual de R$ 7000, e um bimotor turboélice Let 410UVP de origem tcheca, matrícula PR-CRX, fabricado em 1991, com lance atual de R$ 6800. A aeronave era operada pela NHT Linhas Aéreas (mais tarde registrada como Brava Linhas Aéreas), uma antiga companhia aérea regional gaúcha.
A Pestana Leilões, que está realizado o processo, informa que as aeronaves são sucatas e não poderão ser reutilizadas para fins aeronáuticos. Além disso, o jornal Correio do Povo destaca que o arrematante deverá realizar ainda a baixa do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), orgão regulador gaúcho.
Além das aeronaves, duas pontes de embarque também estão sendo leiloadas com lance atual de R$ 1000.
Dos 62 lotes, 10 são de malas vazias, totalizando 235 unidades do material. Itens de almoxarifado, canos de cobre, material de construção, baterias, bebedouros, vasos e mictórios e até mesmo uma esteira de bagagem também são oferecidos.
Interessados em adquirir os materiais, podem agendar visitação para os dias 10 e 11, a partir das 14h, no terminal 2 do Aeroporto Internacional Salgado Filho.
ARTIGOS
Nesta semana postamos dois artigos relembrando um pouco a história da Aviação Brasileira.
No primeiro voltamos alguns poucos anos para relembrar sobre como era voar de Avianca nos voos domésticos brasileiros. Abordamos sobre o serviço de bordo diferenciado da companhia, o conforto a bordo e um pouco da experiência geral.
Confira este Flight Report Clicando Aqui.
No outro relembramos os primórdios da ABSA Cargo, que começou a operar voos com aeronaves DC-8 de carga, e rapidamente se expandiu até ser utilizada pela LAN para adquirir uma boa parte da TAM, até então a companhia aérea líder no Brasil.
Conheça a história da ABSA Cargo Clicando Aqui.
Resumo com colaboração dos editores Gabriel Centeno, Gabriel Melo e Pedro Viana.
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