Há 15 anos a Airbus vem aumentando a sua produção de aeronaves, e em 2017 a empresa novamente terminou com um recorde de entregas. Foram 718 aeronaves produzidas e recebidas pelos clientes da empresa.
No total 558 aviões da família A320 foram produzidos, incluindo os 181 da família A320neo. Com esse número a Airbus conseguiu realmente consolidar sua perspectiva de aumento de produção do A320neo, houve um crescimento de 166% na produção, comparando com 2016.
Enquanto na linha de wide-body da Boeing o 787 lidera, na Airbus esse posto fica com o A350XWB, que teve 78 unidades produzidas, um aumento substancial em relação a 2016 principalmente devido à falta de problemas com os fornecedores, que a Airbus enfrentou em 2015 e 2016.
Atrás vem o Airbus A330, com 67 entregas, um bom número, considerando que o A330neo está previsto para estrear neste ano no mercado.
Com dificuldades para conseguir mais encomendas, o A380 registrou somente 15 aviões produzidos.
A Airbus relatou que usou suas linhas de montagem na China, Hamburgo e Toulouse para produzir as aeronaves da família A320 e A330, enquanto isso a Linha de Montagem Final dos Estados Unidos entregou somente aeronaves da família A320, em uma taxa de 4 aviões por mês, o mesmo da China, que produziu cerca de 4 aviões por mês para companhias asiáticas.
As linhas de montagem dos EUA e da China começaram a produzir em 2017 o Airbus A320neo, a nova geração do best-seller da fabricante.
Cerca de 85 clientes receberam aeronaves da Airbus em 2017. Além disso 44 clientes encomendaram 1109 aeronaves, um resultado positivo para a carteira de pedidos, com números melhores em comparação com o obtido pela Boeing. O valor total dessas encomendas é de US$ 138 bilhões, quando considerado o preço de lista.
Esse não foi um recorde, visto que em 2007 a Airbus recebeu 1458 encomendas.
A Airbus terminou o ano com 7265 aeronaves encomendadas em sua carteira de pedidos, isso pode sustentar a produção da empresa por mais de 10 anos, caso nenhuma companhia cancele as encomendas e a Airbus seja capaz de manter a mesma taxa de produção de 2017.
Durante a apresentação dos resultados John Leahy destacou que a Airbus está recebendo mais encomendas que a Boeing nos últimos anos, mesmo sem atingir o número de entregas da fabricante americana.
A Airbus conseguiu liderar o mercado de aviões de um corredor, abrindo uma vantagem ainda maior em 2017. Podemos considerar que a vantagem da família A320neo está bastante no A321neo, um modelo bastante versátil com capacidade para até 240 passageiros, e considerando a versão LR, com alcance de até 7400 km. O A321neo é um avião sem concorrente no mercado atual.
Já no mercado de aeronaves wide-body, com dois corredores, a Boeing ainda lidera o mercado, principalmente por causa da alta produção do 787 nos últimos anos. A Boeing já entregou mais de 600 unidades do 787 ao longo dos últimos 7 anos.
A Airbus também destacou que a família A320 (ceo e neo) recebeu ao longo de sua vida mais de 14120 encomendas. Número que quase iguala o A320 com todas as encomendas recebidas pelo Boeing 737, em suas quatro gerações desde a década de 60.
Com mais de 10900 aeronaves fabricadas, um avião da Airbus decola ou pousa a cada 1,4 segundo em todo mundo, um número muito expressivo.
Na Boeing
Já a principal concorrente da Airbus conseguiu superar o número de entregas, mesmo com a baixa na produção do 777 Classic e do 747. A Boeing entregou 763 aviões em 2017, foram 665 aviões só dos modelos 737 e 787.
Em todo ano a Boeing obteve 912 pedidos firmes, o montante total dessas encomendas resultam em US$ 134,8 bilhões considerando o preço de lista, a empresa não divulgou a quantidade de opções de compra durante esse período. Com isso a Boeing fechou o ano com 5864 aviões em sua carteira de pedidos a serem entregues, o que garante a produção por mais de 7 anos, mantendo a mesma taxa de entrega atual.
Visões para o futuro
Em 2019 a Airbus espera aumentar a taxa de produção do A320, e assim conseguir produzir até 60 aeronaves por mês. Se a Airbus manter a produção com essa taxa em todo o ano, será capaz de entregar 720 aeronaves por ano, só da família A320.
Boa parte dessa ajuda será realizada na Linha de Produção Final da China, visto que a fabricante fechou um acordo recentemente com o Governo Chinês para aumentar a taxa de produção na linha de Tianjin (Clique Aqui para ver mais sobre isso).
Em breve a produção do A330neo deverá ganhar forma, com a produção em série sendo estabelecida. Além disso a Airbus espera produzir mais unidades do A350XWB em 2018, passando a produzir 10 unidades por mês, ou até 120 por ano.
https://www.youtube.com/watch?v=se2LEcZtiNg&feature=youtu.be
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