Foto - Infraero

O Aeroporto de Congonhas (SP) conquistou o 2º lugar no ranking da FlightStats de pontualidade em partidas entre os maiores aeroportos da América Latina (com movimentação superior a 12 milhões de passageiros), no mês de janeiro.

O terminal paulistano registrou pontualidade em 79,30% de partidas de 7.776 voos programados (o levantamento considera como voos pontuais aqueles com, no máximo, 15 minutos de atraso).

No levantamento de janeiro, Congonhas ficou atrás apenas no Aeroporto Internacional de Brasília, que teve índice de 83,93% em 5.490 voos programados, e ficou à frente do Aeroporto Internacional da Cidade do México, que teve 77,48% das partidas com atraso inferior a 15 minutos.

Congonhas, no entanto, teve uma média de atrasos (37,7 minutos) inferior à do Aeroporto de Brasília (38,7 minutos). A média de atrasos do Aeroporto da Cidade do México atingiu 53,6 minutos, a mais alta dos cinco primeiros terminais.

Para o superintendente de Congonhas, Antonio Filipe Bergmann, “o resultado é fruto do esforço colaborativo existente entre a administração aeroportuária, empresas aéreas, empresas auxiliares e controle de tráfego aéreo entre outros, que permitem a eficiência, regularidade e pontualidade das operações no aeroporto”.

Baseada nos Estados Unidos, a FlightStats é uma provedora de serviços de dados para o setor de viagens e turismo. A empresa fornece monitoramento de voos em tempo real e dados sobre aeroportos e companhias aéreas com atuação em todo o mundo. A pesquisa completa está disponível no endereço: https://public.tableau.com/profile/flightstats#!/vizhome/AirportOn-timePerformance/GlobalHubs.

No início deste ano, o Aeroporto de Congonhas também teve o maior percentual de pontualidade nas partidas e chegadas durante a Operação Fim de Ano 2018-2019, com 91,62% de chegadas e partidas no horário programado, de acordo com relatório final do Ministério da Infraestrutura, que monitorou 13 aeroportos, no período de 17 de dezembro a 6 de janeiro.

Com 82 anos de operações, o terminal registrou movimentação de 21,9 milhões de viajantes em 2018. A média diária de passageiros que embarcaram e desembarcam pelo aeroporto foi de 59,8 mil, e a média por mês chegou a 1,8 milhão de viajantes, que chegam e partem para 35 destinos nacionais.