Congresso dos EUA aprova contrato da USAF para o novo Boeing F-15EX

Arte caça projetado pela Boeing F-15EX,-Foto/Divulgação: Boeing

Recentemente o Congresso dos EUA aprovaram a compra de um novo caça para a USAF, porém um velho conhecido para muitos, este é o novo F-15EX, uma versão atualizada do F-15 Advanced.

A compra foi aprovada pelo Congresso, e o financiamento deve prosseguir após militares da USAF apresentarem detalhes sobre as aeronaves, bem como a tecnologia envolvida que é capaz de aproximar o caça de aeronaves de nova geração, como o F-35.

Após os detalhes apresentados, e se estes satisfazerem os deputados e senadores, o financiamento do governo para a construção dos caças será liberado em regime de “aquisição rápida”, para adiantar a compra dos primeiros protótipos.

A Boeing pode entregar pelo menos dois caças F-15EX à Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) a partir de 2020. O valor inicial previsto a ser gasto com a nova versão do F-15 é de US$ 986 milhões, e os novos F-15 devem substituir os antigos F-15C/D que hoje estão em serviço dentro da USAF.

Vale ressaltar que o F-15EX é uma versão ligeiramente modificada do F-15 Advanced, que não está no inventário da USAF. As vantagens do F-15EX para os EUA é seu custo de US$29000 por hora de voo, consideravelmente mais barato que o Lockheed Martin F-35. No entanto, os dois caças devem ser mantidos na frota.

Em abril foi anunciado formalmente pela Boeing e pela USAF que o F-15X é de interesse de ambas. O anúncio veio direto do presidente Donald Trump, que se demostrou muito satisfeito com o desenvolvimento da aeronave.

O F-15EX, terá sensores que possibilitam uma visão 360º, além de ter 12 pontos para acoplagem de mísseis ar-ar e 15 para mísseis ar-terra, o caça poderá levar até 14 toneladas de armamento. Além disso, um novo pacote de sensores possibilitam o caça entre em um ambiente de guerra eletrônica, como as avançadas aeronaves de 5ª geração.

Fora isso, a Boeing está produzindo especialmente para o Catar e Arábia Saudita uma nova versão do F-15 Advanced. A empresa informou que planeja encerrar a produção dos jatos da Arábia Saudita em 2019, e depois iniciar a produção da encomenda do Catar.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.