F-16 piloto demonstração USAF
A Capitão Aimee ‘Rebel’ Fiedler tem mais de 2000 horas de voo como piloto civil e militar. Foto: USAF.

A Força Aérea dos EUA apresentou no último sábado (05) a nova comandante da Equipe de demonstração aérea do F-16 para a temporada de 2022. A Capitão Aimee ‘Rebel’ Fiedler vai liderar o time responsável por demonstrar as capacidades do caça mais usado da USAF. 

A piloto tem mais de 2.000 horas de voo combinadas em seus seis anos de serviço militar e experiência anterior como instrutora de voo civil. A Capitão Fiedler foi certificada como líder da equipe pelo General Mark Kelly, comandante do Comando de Combate Aéreo da USAF. 

Foto: USAF.

Como comandante da equipe, Fiedler realizará manobras aéreas de precisão para demonstrar as capacidades de combate de um dos principais caças multifuncionais da Força Aérea dos EUA, o F-16 Fighting Falcon, popularmente conhecido como “Viper”. A equipe usa um F-16C especialmente pintado como uma víbora. 

“Quando você viaja para shows aéreos, você conhece a próxima geração de pilotos de caça e aviadores, e isso me inspira a fazer meu trabalho melhor”, disse Fiedler. “São eles que estarão voando ao meu lado ou treinados para assumir esta missão depois que meu tempo terminar. Conseguimos mostrar às pessoas que conhecemos que esse é um objetivo atingível e, desde que se preparem para o sucesso, podem fazer esse trabalho”.

F-16 Demo Team Viper
Foto: USAF.

A Capitã Fiedler solidificou sua posição como comandante após um treinamento extensivo, que incluiu vários voos de certificação. A Equipe de Demonstração do Viper, agora liderada por Fiedler, é composta por 7 mecânicos que são responsáveis ​​por manter e preparar o jato para apresentações em shows aéreos. 

“Esses shows nos permitem sair e compartilhar nossa história com as multidões”, disse o Sargento Mestre Brandon Baden, superintendente da equipe de demonstração do F-16 Viper. “Eles têm uma visão em primeira mão de como mantemos o Viper voando, ao mesmo tempo em que obtêm uma imagem realista de quem somos e como nos tornamos mantenedores da Força Aérea”.

Foto: USAF.

A equipe está programada para se apresentar em 21 shows nesta temporada, dando ao público em todo o mundo uma visão em primeira mão do F-16, enquanto trabalha em sua missão de inspirar a próxima geração de aviadores.

A USAF também possui equipes de demonstração para o F-22, F-35 e A-10, além dos Thunderbirds que também usam o F-16.