Boeing 777X BBJ Luxo Executivo
Imagem: Greenpoint Technologies

Com toda certeza quando se fala em jatos executivos logo vem a mente aviões menores como um Gulfstream ou um Global, além claro do Citation e o Legacy, mas existem aeronaves maiores que também são jatos executivos e seus interiores são completamente luxuosos ao gosto do cliente.

Existem aeronaves que são entregues como aeronaves de passageiros, com a configuração que todos nós conhecemos e depois personalizadas em executivas. Porém há também versões já feitas para clientes específicos,  que no caso da Boeing são vendidos no portfolio Boeing Business Jets ou simplesmente BBJ. 

Boeing 777X

O projeto BBJ da fabricante norte-americana consiste em transformar a base de uma aeronave de passageiros regular em uma aeronave completamente executiva. O interior de alguns se assemelha a uma casa de luxo por exemplo, pois o interior é conforme o pedido do cliente, tendo alguns interiores feitos exclusivamente.

A Boeing oferece esse tipo de jato executivo nos modelos 737 MAX, 747-8, 787 e o mais recente 777X. Mesmo ainda sem ter uma aeronave pronta dessa versão, já irá se tornar o maior avião executivo de único andar do mundo. O BBJ 777X poderá ser adquirido nas versões -8 e -9 quando lançado oficialmente.

Sabemos que 777X promete ser um avião que voa ainda mais longe do que seu antecessor e com uma ligeira redução no consumo de combustível e também na manutenção. A versão BBJ poderá voar na versão -8X em até 21.570km e na versão -9X em até 20.370km, permitindo a aeronave praticamente atravessar o globo de um ponto extremo ao outro sem precisar de uma única escala. 

Para seu interior a Boeing firmou uma parceria com a Greenpoint Technologies, empresa que possui o foco em planejar interiores de aeronaves, fez um projeto para 777-8X de tirar o fôlego. O projeto recebeu o nome de ‘Lotus’, e foi feito com que de há melhor e mais luxuoso para se colocar em um avião desse porte.

Conheça o Projeto ‘Lotus’ para o 777X

O Projeto ‘Lotus’ visa aproveitar cada espaço que o grande interior do 777X disponibiliza, o interior se quer lembra que é um avião. A entrada terá uma recepção com bastante espaço, podendo ser bem aproveitada a servir champanhe ou com uma pequena distribuição de guloseimas. 

As portas da ‘recepção’ da aeronave ligam diretamente a banheiros e salas que podem ser personalizadas. A primeira sala no projeto tem um espaço chamado de ‘Forward’ se destina a receber e hospedar os convidados além de poder ser usado para encontros formais e informais e também para descanso da tripulação, afinal as viagens devem ser longas.

Após passarem pela recepção e pelo espaço ‘Forward’, o salão principal será o próximo ambiente por onde os passageiros convidados passarão. O salão principal possui sofás que foram colocados nas laterais, permitindo um espaço melhor para transitar além de permitir colocar uma pequena ‘parede’ com uma TV.

A iluminação toda em LED vai permitir a personalização de tons de diversas combinações. O contraste das paredes com as luzes também se refletem ao carpete que se estende a todo o salão. 

Em corredores diretos do salão principal estão uma sala de estar e um outro espaço mais privado. Na sala de estar, há uma grande televisão de última geração permitindo que algumas pessoas desfrutem dos mais recentes filmes ou séries com conforto e sofisticação, há uma porta de correr que permite ser fechada para garantir uma melhor experiência. 

Neste mesmo espaço há também uma cama de casal para descanso ou simplesmente o convidado utilizar todo o espaço para se hospedar. O espaço também poderá ser utilizado para um almoço ou jantar com os convidados.

Em diante até a parte de trás do Boeing 777X está o espaço que todos desejariam ter, o espaço do proprietário do avião luxuoso. O espaço do ‘Poderoso Chefão’, há praticamente tudo que há em um hotel luxuoso ou em sua própria casa. 

Com uma cama relativamente maior e centralizada, o espaço permite o descanso tranquilo do dono do avião ou de quem ele permitir. No mesmo espaço em uma outra ‘parede’ há uma televisão maior para assistir o que quiser, e atrás da mesma ‘parede’ onde está a cama há um grande guarda-roupas.

Com tons modernos e um piso de madeira, o guarda-roupas por ser espaçoso permite abrigar bastante pares de sapatos, além de camisas e calças penduradas em cabides e claro um espelho. O espaço destinado a guardar roupas e acessórios se equipara à de uma casa praticamente. 

Talvez o espaço onde o dono seja mais criterioso em seu acabamento e também de quem poderá acessa-lo. A suíte principal possui um piso de mármore em um tom mais claro junto com o mármore em tons mais escuros. Ao chegar a suíte principal, você se depara com o box central para um bom banho e que possui iluminação LED.

O conceito de um bom banho talvez seja ‘atualizado’ com o lançamento dessa aeronave e seu interior personalizado, que possui também um chuveiro que aparenta ser maior do que estamos acostumados a ver. O espaço é bem amplo permitindo que se acrescente locais para guardar produtos pessoais e também de uso no banheiro.

O que achou do Projeto ‘Lotus’ para o 777X? Uma das responsáveis por esse projeto, disse de onde veio a inspiração para todos os espaços e tantos detalhes desse interior luxuoso para um avião com essas dimensões. 

“A inspiração da Lotus começou com a ampla cabine do 777X e o desejo por espaços multifuncionais, conectividade avançada e recursos exclusivos que diferenciam o interior dos tradicionais jatos executivos privados. Nossa equipe teve como objetivo projetar um interior contemporâneo e funcional com luxos experimentados em um hotel de classe mundial. O resultado é um interior espaçoso, reflexivo e acolhedor.” Disse Annika Wicklund.