Conheça os aviões de luxo mais caros do mundo, que estão expostos agora em São Paulo

aviões Gulfstream G650ER LABACE
Foto: Gulfstream/Divulgação

A LABACE, maior evento de aviação executiva da América Latina, está de volta após uma pausa durante a pandemia. Entre esta terça-feira (09) e a próxima quinta-feira (11) as aeronaves executivas mais luxuosas do mundo estarão em exposição no Aeroporto de Congonhas, localizado poucos quilômetros distante do centro de São Paulo.

Até o momento, são 95 marcas confirmadas entre expositores e patrocinadores na feira. Entre eles, fabricantes de aeronaves e helicópteros como a Embraer, Gulfstream, Beechcraft, Cirrus, Bell Helicopter, Boeing, Cessna, Goodyear, Dassault Falcon, Leonardo, Hondajet e Aeromot. Empresas que prometem apresentar em São Paulo os mais importantes lançamentos da indústria mundial.

E se você for visitar a edição de 2022, listaremos aqui neste artigo cinco jatos executivos que você poderá encontrar na exposição, e que são os mais caros disponíveis no mercado atualmente.

 

Embraer Praetor 600

Foto – Embraer

O Embraer Praetor é no momento o maior jato executivo construído em série pela fabricante brasileira. Lançado em 2019, durante a LABACE, o avião chegou ao mercado a partir de modificações nos Legacy 450/500.

O foco da Embraer foi fornecer um alcance maior para uma aeronave da categoria de jatos executivos de médio porte. 

O avião projetado no Brasil conta com modernos sistemas de auxílio aos pilotos, como o Embraer Enhanced Vision System (E2VS), de visão sintética do terreno, que complementa os aviônicos Collins Aerospace e o sistema de Head-Up Display (HUD).

Sua capacidade é para até 12 pessoas (incluindo os pilotos), e por ter projeto moderno, é equipado com uma pressurização de “baixa altitude”, minimizando o efeito de jetlag, além de contar com filtro HEPA, que melhora ainda mais a qualidade do ar da cabine capturando 99,97% de todas as partículas presentes, como bactérias, vírus e fungos.

Foto – Embraer

Com quatro passageiros e reservas NBAA IFR, o Praetor 600 tem um alcance intercontinental de 4.018 milhas náuticas (7441 km), com a capacidade de carga útil mais alta de sua classe, e a Mach 0.80 o alcance é de 3719 milhas náuticas (6887 km). A altitude máxima de voo é de 45000 pés, pouco acima dos aviões comerciais.

Esse alcance permite voos sem escalas entre Dubai e Londres, Paris e Nova York, São Paulo e Miami.

Seu preço estimado é de US$ 19 milhões.

 

Gulfstream G500

Gulfstream G500

Novo no mercado, o G500 está sendo exposto pela primeira vez no Brasil. A aeronave foi lançada pela consagrada Gulfstream como substituta do G450. A primeira entrega para um cliente ocorreu em 2018.

Com um projeto totalmente novo, ele conseguirá voar por até 8334 km sem escalas, em regime de velocidade máxima de cruzeiro (Mach 0.90), ou enquanto em econômico (Mach 0.85) o alcance aumenta para cerca de 9816 km. Seu irmão maior é o G600, também oferecido pela Gulfstream, tem alcance de 12223 km e 5600 nm ou 10371 km em Mach 0,90.

A nova variante (G500) é cerca de 60 km/h mais rápida e mesmo assim 18% mais econômica em comparação com o G450. O grande atrativo dos aviões da Gulfstream continua sendo a altitude máxima de voo, de 51000 pés, quase na estratosfera e bem acima dos aviões comerciais.

Se o dono estiver com pressa, o G500 pode atingir uma velocidade máxima de 983 km/h (Mach 0.925), acima de vários concorrentes do setor.

A capacidade interna é para até 19 passageiros, mas como sempre, depende do interior escolhido pelo cliente. Normalmente encontramos algumas unidades com suítes e ambientes privativos, que diminuem o espaço a bordo para assentos.

Esse pequeno jato executivo vale “suaves” US$ 49,5 milhões a unidade, e o preço final depende da quantidade de opcionais e modificações solicitadas pelo cliente.

 

Gulfstream G650ER

Gulfstream G650 Jatos Executivos

O Gulfstream G650ER é um clássico da aviação executiva. Grande, espaçoso e rápido, este modelo de avião também é conhecido pelo alcance (13900 km), capaz de cumprir um voo entre o Brasil e Dubai sem escalas.

O G650ER detém o recorde de velocidade do voo mais rápido da história da aviação executiva, voando de Cingapura para Tucson, Arizona – 8.379 milhas náuticas/15.518 quilômetros – em 15 horas e 23 minutos a uma velocidade média de Mach 0,85; esta marca eclipsou uma viagem Global 7500 Singapura-Tucson de 8.152 nm/15.098 km por 227 nm/420 km e 44 minutos.

A aeronave possui um moderno sistema fly-by-wire com cockpit PlaneView II, informações do Sistema de Gestão de Voo (FMS) e Cursor Control Devices (CCDs). O jato vem equipado com dois motores Rolls-Royce BR725A1-12 de 16,100 lbf.

Dependendo de sua capacidade a bordo além do seu peso total, a aeronave pode chegar a uma velocidade de Mach 0,925. O belo jato executivo pode voar a 41 mil pés em altitude de cruzeiro, mas sua altitude máxima é de 51 mil pés.

A configuração a baixo, mostra uma cozinha com três áreas de convivência onde até seis passageiros podem dormir tranquilamente. Essa configuração permite transportar até 13 passageiros.

Imagem: Divulgação

A depender do tipo de configuração, o avião executivo pode levar até 19 passageiros confortavelmente. O jato avaliado em aproximadamente US$ 70 milhões de dólares, cerca de R$ 323 milhões, pode ser configurado com áreas de convivência, cama e até uma cozinha feita sob medida.

 A cozinha toda revestida com um tom escuro de madeira, além de armários pretos para fazer contraste com a iluminação que é em LED e em tons claros. A cozinha conta com um micro-ondas e um fogão por indução.

Foto: Gulfstream

A depender de cada dono do avião, poderá ser configurado com poltronas revestidas em couro de tons claros. As poltronas são largas e bastante confortáveis, podendo ser bem distribuídas pelo espaço.

As mesmas poderão ser reclinadas em 180º para garantir um bom descanso praticamente virando uma cama. No mesmo espaço, há um grande e confortável sofá, que pode acomodar de 6 a 10 dependendo do tamanho escolhido pelo cliente. 

Esse é o avião utilizado pelo bilionário Elon Musk, em sua visita realizada ao Brasil em maio deste ano.

 

Dassault Falcon 8X

Foto – Dassault

Trimotor! Poucos jatos executivos no mercado têm essa incomum configuração, mas este é um padrão de alguns modelos desenvolvidos pela francesa Dassault, que se consagrou com suas aeronaves de luxo no mundo da aviação executiva.

O Falcon 8X é um modelo que não foge essa regra. Topo de linha, a fabricante divulga que este modelo tem autonomia para ir de São Paulo a Moscou sem escalas, e será uma das grandes atrações da feira.

A aeronave possui uma cabine de 1,88m de altura, 2,34m de largura e 13m de comprimento, oferecendo aos clientes a seleção mais variada de layout de cabines do mercado. Há três tamanhos disponíveis de galley, inclusive duas delas com opção de crew rest. A capacidade máxima é para até 16 passageiros, mas como sempre, isso depende do interior escolhido pelo cliente.

Os operadores também contam com uma extensa seleção de áreas de assento para passageiros com comprimentos variados, capaz de suportar diferentes configurações de lavatórios.           

O Falcon 8X está disponível com o novo e revolucionário FalconEye Combined Vision System (Sistema de Visão Combinada FalconEye) da Dassault, o primeiro head-up display (HUD) no setor a combinar capacidades de visão sintéticas e aprimoramento de visão.

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Além de assegurar uma percepção e conhecimento situacionais superiores em todas as condições de operação, durante o dia e a noite, o FalconEye possibilitará a redução de condições de baixa visibilidade, oferecendo um benefício operacional considerável.

Os passageiros também desfrutarão de conectividade de internet de alta velocidade em voo, utilizando satélites geoestacionários em Banda Ka. A distribuição do sinal wireless é em toda a cabine, graças à opção de conectividade do Honeywell JetWave.

“Por suas características únicas, o 8X tem tido grande receptividade por onde passa. Dos 25 primeiras unidades comercializadas em todo o mundo, quatro foram vendidos para o Brasil”, afirma Rodrigo Pesoa, Vice-Presidente de Vendas para a América Latina.

De acordo com a fabricante, seu custo base é de US$ 62,5 milhões.

 

Dassault Falcon 2000XLS

Falcon 2000

Um degrau abaixo, o Falcon 2000XLS não é menos luxuoso em comparação com o irmão de alcance maior, o 8X. O Falcon 2000S oferece uma capacidade de operação em pistas curtas comparável com modelos de jatos executivos de porte médio, mas com um alcance e nível de conforto muito melhores que tais aeronaves.

Equipado com a cabine de comando EASy e o sistema de gerenciamento de cabine FalconCabin HD+, o Falcon 2000S oferece uma combinação de desempenho em aeroporto, design de cabine e eficiência únicas em sua classe. Também estão disponíveis com o FalconEye Combined Vision System.

O alcance da aeronave é de 7408 km, suficiente para um voo entre São Paulo e Nova York sem escalas. A sua grande vantagem é a economia de combustível, em comparação com os modelos de três motores, sem perder a capacidade interna, para até 19 passageiros.

O Falcon 2000XLS está disponível com aviônicos modernos da linha Primus Epic da Honeywell equipados com o novo FalconEye Combined Vision System (Sistema de Visão Combinada FalconEye) da Dassault, o primeiro head-up display (HUD) no setor a combinar capacidades de visão sintéticas e aprimoramento de visão.

Seu preço de tabela é de US$ 35,1 milhões, de acordo com a fabricante. Alguns opcionais são cobrados a parte.

 

 

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