Classe Executiva GOL 737 MAX Jet Airways

A GOL Linhas Aéreas está acelerando o seu processo de modernização de frota, a companhia tem recebido de dois à quatro jatos Boeing 737 MAX por mês. 

Os novos aviões são praticamente novos de fábrica, alguns já estavam prontos mas nunca foram entregues à indiana Jet Airways. 

GOL
Foto: Gabriel Melo/Aeroflap

A companhia indiana fechou as portas em meados de 2019 e deixou um bom número de aeronaves sem receber na fábrica, a época o Boeing 737 MAX ainda estava com suas operações suspensas. 

Essas aeronaves vindas da Jet Airways possuem algumas características diferentes aos dos aviões encomendados originalmente pela GOL. A começar pela configuração da cabine de passageiros, que nessas aeronaves estão configuradas em duas classes de serviço sendo a Executiva e a Econômica. 

Assentos são confortáveis, em couro, com regulagem do apoio de cabeça e grande reclinação em comparação com o padrão da GOL.

Os assentos são de couro, com a cor predominante azul claro, o destaque está para os assentos executivos distribuídos na configuração 2×2. A GOL não comunicou se irá permanecer com essa configuração, se limitando a dizer para o Portal AEROFLAP que a frota será padronizada futuramente.

Essas aeronaves tem capacidade para 168 passageiros, sendo 12 na executiva que a empresa vende como Classe GOL+ Premium e mais 156 assentos na econômica. Outras configurações no cockpít e nos computadores do avião também estão entre as diferenças. 

Assentos têm cabideiros para apoiar ternos, blusas de frio e bolsas.

As matrículas dessas aeronaves foram as primeiras da companhia a utilizar a nova matrícula PS, sendo PS-GP*. Até o momento quatro estão ou estarão em operação: Os aviões PS-GPG, PS-GPD, PS-GPF e PS-GPE.

Atualmente a frota da GOL é composta por 35 aeronaves Boeing 737 MAX 8 e a empresa pretende fechar 2022 com cerca de 44 aeronaves do tipo em operação.

Receber aeronaves com configurações da cabine de passageiros diferente do habitual não é uma novidade na empresa. Algumas aeronaves alugadas da própria Jet Airways e da Transavia também possuíam configurações diferentes. 

A GOL ainda recebeu duas aeronaves Boeing 737-800 vindas da Air China, que estão com as poltronas executivas da antiga operadora. Veja o Flight Report nesta aeronave Clicando Aqui.