Foto: Aviacion PTY

A companhia de bandeira do Panamá, a Copa Airlines, tem feito alguns voos de teste com seus Boeings 737 MAX. A companhia realizou voos com três de um total de seis na sua frota atual. 

A GOL foi a primeira companhia a retomar voos regulares com o modelo, a Aeromexico vem em seguida. A Copa se realizar algum voo até antes do dia 29 desse mês, será a terceira empresa a retomar voos. 

Os três 737 MAX são da variante -9, nas respectivas matrículas, HP-9901CMP, 9905CMP e 9906CMP. O procedimento é semelhante ao que foi feito no Brasil e no México, realizar voos com as novas atualizações e verificar a funcionalidade dos sistemas.

Em especial porque as aeronaves ficaram paradas por 20 meses, desde março de 2019. Após os voos de teste, a autoridade de aviação civil do país realiza a nova certificação de operação do 737 MAX.

No caso do Panamá, a aeronave ainda não foi certificada pelo AAC( Autoridade de Aviação Civil). O AAC publicou a um ano algumas exigências mínimas para a certificação da aeronave para o Panamá.

Um executivo da Boeing, disse que a certificação do MAX está próximo de ser realizado no Panamá.

“Na semana passada, a Copa Airlines iniciou alguns dos voos de teste com sua frota de Boeing 737 MAX 9. Portanto, é muito provável que o AAC esteja verificando os requisitos mínimos para autorizar, nos próximos dias ou semanas, o retorno ao serviço dessas aeronaves ”. Disse um executivo da Boeing.


Atualmente a Copa Airlines tem em sua frota 68 Boeings 737-800 e 6 Boeings 737 MAX 9. As outras aeronaves, Embraer 190 e Boeing 737-700 estão sendo vendidas pela empresa, que planeja a renovação da frota. Ao que se indica, há cerca de 11 737 MAX para serem entregues a Copa.

“A empresa tem um plano em vigor para cumprir todos os novos requisitos e espera colocar em serviço suas seis aeronaves Boeing 737 MAX 9 em breve.” Disse a Copa Airlines.

Segundo a Copa, a empresa está buscando um acordo com a Boeing para uma compensação pelo tempo e problemas relacionados ao 737 MAX. Para esse mês ainda, a Copa planeja receber mais 2 737 MAX 9, até o momento essas entregas não foram efetuadas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA