RAF Reino Unido Eurofighter Typhoon Catar Copa do Mundo
Eurofighter Typhoon do 12 Squadron durante o exercício Epic Skies no Catar. Foto: Cpl Babbs Robinson/RAF/MoD.

O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) anunciou ontem (29) uma série de medidas de apoio à segurança da Copa do Mundo 2022 no Catar. Dentre as ações do país está o desdobramento do 12 Squadron, uma unidade de caça conjunta, composta por militares britânicos e catarianos. 

O MoD apoiará o Catar com capacidades militares para combater o terrorismo e outras ameaças ao torneio de futebol, que se inicia em 21 de novembro. As medidas incluem o suporte de segurança marítima com a Marinha Real, treinamento avançado de busca de locais, planejamento operacional e suporte de comando e controle, bem como consultoria especializada.

Além disso, caças Eurofighter Typhoon do 12 Squadron (também conhecido por Joint Typhoon Squadron) serão enviados para o país para apoiar a proteção do espaço aéreo catariano.

Militares britânicos e catarianos do 12 Squadron. Foto: Cpl Babbs Robinson/RAF/MoD.

Formado em 2020, o esquadrão tem como sede a base aérea de RAF Coningsby, no leste do país. A unidade é composta por militares da Força Aérea Real (RAF) e Força Aérea do Emirado do Catar (QEAF), que estão aprendendo a voar e manter o caça Typhoon, como parte da compra de 24 destes aviões pelo governo catariano

Segundo o Ministério, o esquadrão tem participado de exercícios no Catar regularmente e o envio dos aviões de caça durante a Copa do Mundo coincide com um desdobramento pré-planejado. No entanto, o Ministério não informou quantos caças serão deslocados.

“Garantindo que os cidadãos de todo o mundo possam participar da Copa do Mundo, a Grã-Bretanha e o Catar unirão forças para fornecer policiamento aéreo nos céus acima do torneio”, afirmou o Secretário de Defesa Ben Wallace. 

Typhoon RAF Catar REVO
Caças Typhoon FGR.4 do 12 Squadron durante uma missão de reabastecimento em voo. Foto: Cpl Ed Wright/RAF/MoD.

“Estou muito satisfeito que nosso esquadrão conjunto de Typhoons com a Força Aérea dos Emirados do Catar vai patrulhar o espaço aéreo durante o torneio.”

A Força Aérea dos Emirados do Catar está supervisionando a segurança aérea para a Copa do Mundo, realizando a maioria das operações. A contribuição do Reino Unido adicionará experiência e capacidade, em parte adquirida através da experiência olímpica do Reino Unido em 2012, destaca o órgão. 

“É uma demonstração de nosso forte relacionamento de defesa e aumenta ainda mais a capacidade do Reino Unido e do Catar de enfrentar nossos desafios de segurança compartilhados – contribuindo para a estabilidade regional e proteger a prosperidade e a segurança mútuas”conclui o Ministério da Defesa.