íder norte-coreano Kim Jong-un em um submarino do país- Foto: © REUTERS / KCNA

(Reuters) – A Coreia do Norte está construindo dois novos submarinos, incluindo um capaz de disparar mísseis balísticos, disse um legislador sul-coreano na terça-feira, após uma reunião a portas fechadas do Serviço Nacional de Inteligência do Sul.

A Coréia do Norte tem uma grande frota de submarinos, mas apenas um submarino experimental conhecido, capaz de transportar um míssil balístico.

 

“Um dos submarinos que a Coréia do Norte está construindo pode carregar um míssil balístico lançado por submarino (SLBM)”, disse Ha Tae-keung, legislador do partido de oposição no comitê de inteligência do parlamento, à Reuters. “Um é uma classe Romeo modificada e o outro é um novo tamanho médio-grande.”

A Coreia do Norte está sujeita às sanções do Conselho de Segurança da ONU desde 2006 por causa de seus programas de mísseis nucleares e balísticos.

O líder norte-coreano Kim Jong Un e o presidente dos EUA, Donald Trump, se reuniram três vezes desde 2018, mas não conseguiram fazer progresso nos pedidos dos EUA para que Pyongyang desistisse de suas armas nucleares e as exigências da Coreia do Norte para o fim das sanções.

No mês de outubro a Coreia do Norte demonstrou seus novos armamentos, o que incluiu o nono míssil balístico (ICBM) do país asiático.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA