Foto: REUTERS/Heo Ran

(Reuters) – A Coreia do Norte disparou dois mísseis de curto alcance em direção ao oceano nesta segunda-feira, retomando testes após uma pausa de três meses, informaram as Forças Armadas sul-coreanas.

Os mísseis foram lançados da cidade costeira oriental de Wonsan e voaram 240 quilômetros, alcançando 35 quilômetros de altitude, disse o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS). No ano passado, a Coreia do Norte lançou uma série de mísseis a partir da mesma região.

O lançamento desta segunda-feira foi o primeiro desde que a Coreia do Norte disparou o que chamou de “lançadores de foguetes super grandes” em 28 de novembro.

Foto: Reuters

O assessor de segurança nacional da Coreia do Sul, Chung Eui-yong, realizou uma videoconferência de emergência com ministros, disse a Presidência sul-coreana.

“Os ministros expressaram forte preocupação com a retomada da Coreia do Norte de lançamentos de mísseis de curto alcance em três meses”, afirmou a Casa Azul em comunicado. “Tais ações não ajudam os esforços para aliviar as tensões na península coreana e incitam a Coreia do Norte a pará-las”.

A Coreia do Sul e os Estados Unidos decidiram adiar indefinidamente exercícios militares conjuntos em meio a um crescente surto de coronavírus no país asiático, que agora infectou soldados de ambos os países.

Nesta segunda-feira, a Coreia do Sul registrou 476 novos casos de coronavírus, totalizando 4.212.


Na semana passada, Kim convocou uma reunião do poderoso Politburo do Partido dos Trabalhadores para discutir a aplicação mais rigorosa de medidas antiepidêmicas, informou a mídia estatal.

 

DEIXE UMA RESPOSTA