Mig 29 da Coreia do Norte: KCNA via REUTERS

(Reuters) – A Coreia do Norte lançou vários mísseis antinavio de curto alcance no mar e caças Sukhoi lançaram mísseis ar-terra nesta terça-feira, parte de seus exercícios militares em andamento, disseram os militares da Coreia do Sul.

Os testes de mísseis ocorreram na véspera de um feriado nacional norte-coreano que comemora o aniversário de Kim Il Sung, o fundador do país e avô do atual líder, Kim Jong Un.

Lançados aproximadamente às 7h locais, os mísseis antinavio caíram no mar a mais de 150 quilômetros de Munchon, cidade do litoral leste, e os Sukhois realizaram testes de disparo, disseram autoridades do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS) aos repórteres.

O JCS não deu nenhuma indicação de quantos mísseis foram lançados, mas disse que uma análise detalhada dos lançamentos está sendo realizada juntamente com a inteligência dos Estados Unidos.

Foto: Reuters

Os testes mais recentes foram parte dos exercícios de inverno que Pyongyang vem realizando nas últimas semanas, adiados pelos temores do coronavírus, disse uma autoridade militar sul-coreana à Reuters.

“Houve um aumento nas atividades da Força Aérea que achamos que pretendeu compensar a falta de treinamento de inverno, que de outra maneira eles teriam concluído no final de março”, disse a autoridade. “E normalmente eles realizam eventos militares perto do aniversário de 15 de abril.”

O funcionário observou que a Coreia do Norte usou um míssil de cruzeiro antinavio semelhante em junho de 2017, a última vez que se sabe que o regime testou tal arma.


DEIXE UMA RESPOSTA