Passagem de alta performace do F-35A Lightining II- Foto da Força Aérea dos EUA por Airman Sênior Alexander Cook

A Força Aérea da República da Coreia do Sul (ROKAF) adquiriu mais quatro unidades do caça de 5º geração Lockheed Martin F-35A, segundo agência oficial de notícias Yonhap. As quatro unidades devem chegar ao país asiático no final desta semana e no fim deste ano serão 10 caças de um total de 40 unidades.

Espera-se que até o ano de 2021 cheguem as 40 unidades do F-35A. Os lotes começaram achegar em março de 2019 e o segundo lote em julho.

F-35A – Foto da Força Aérea dos EUA por Cynthia Griggs

Outro país asiático que confirmou a aquisição extra de caças F-35 foi o Japão, que com o novo lote vai ser a segunda nação como maior número de caças F-35, ficando atrás apenas dos EUA, que por meio de Donald Trump já havia mostrado sinal positivo para a venda de mais caças F-35 para o Japão. O Japão está adquirindo caças das versões A e B.

F-35A da JASDF ( Força de Auto Defesa do Japão Foto: JASDF

“O F-35B satisfez todos os requisitos para a decolagem de curto alcance e o caça de pouso vertical da Força de Autodefesa Aérea”, disse o comunicado.

A Coreia do Sul está planejando renovar sua frota naval e para isso está com olhos voltados para uma nova classe de navio que possa operar a versão B do F-35, capaz de decolagens e pousos na vertical. Caso se siga o que está sendo planejado no final de 2020 o navio seria lançado.

Fonte de apoio: Flight Global/ Edição: Aeroflap