Advertisement

Corpos dos pilotos de F-15 japonês são encontrados

A Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) confirmou nesta segunda-feira (14) que encontrou os corpos dos dois pilotos que faleceram na queda de um caça F-15 Eagle há duas semanas. 

Os dois corpos foram encontrados no Mar do Japão, um na sexta-feira e outro no domingo. A bordo do caça estavam o Coronel Koji Tanaka, 52, e o Capitão Ryusei Ueta, 33. Os aviadores eram experientes e pertenciam a um esquadrão de treinamento de combate. A JASDF não revelou qual piloto foi encontrado em qual dia, alegando que a informação poderia atrapalhar as investigações. 

“A perda de pilotos excepcionais é extremamente triste”, disse o General Shunji Izutsu, chefe de gabinete da JASDF, em um comunicado. “Investigaremos a causa do incidente e evitaremos que incidentes semelhantes aconteçam, e faremos todos os esforços para garantir a segurança no ar.”

Ás 17h30 do 31/01, quatro caças F-15DJ decolaram da Base Aérea de Komatsu para um voo de treinamento. Após voar por cinco quilômetros, a Força Aérea perdeu contato com um dos aviões. 

O caça, de matrícula 32-8083, e os pilotos pertenciam ao Tactical Fighter Training Group (hikoukyoudougun) a única unidade aggressor da JASDF. O TFTG tem como missão o desenvolvimento de novas táticas e doutrinas de combate aéreo, além de representar aeronaves inimigas em treinamento. Por isso, é considerado um esquadrão de elite, composto apenas por aviadores com grande experiência. 

Os caças da unidade podem ser reconhecidos pelas pinturas coloridas aplicadas por cima do esquema cinza padrão. Era o caso do F-15DJ perdido no final de janeiro, que desde 2021 ostentava uma pintura de tigre. 

Uma série de pedaços do avião foram encontrados no mar, incluindo uma saída de exaustão do motor, tubulação de combustível e o estabilizador vertical com o número da aeronave. O Ministério da Defesa diz que continuará procurando os destroços restantes.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: acidente, F-15, F-15J, Japão, usaexport