Foto - GRUAirport/Juvenal Pereira

A CPTM está disponibilizando a partir de hoje (16/10) um trem que realiza a ligação direta entre o Aeroporto de Guarulhos e a Estação da Luz, localizada no centro de São Paulo.

Essa opção terá apenas cinco viagens por dia, inicialmente, e cada bilhete custa R$ 8. Os horários da Estação da Luz para o Aeroporto de Guarulhos são 10h, 12h, 14h, 16h e 22h. Já no sentido Aeroporto – Estação da Luz os trens partem sempre às 9h, 11h, 13h, 15h e 21h.

Vale ressaltar que essa rota não é realizada aos fins de semana, mas em comparação com o trajeto que exige baldeação na linha 12, há uma redução de 20 minutos no tempo. O primeiro trem que partiu na manhã de hoje (16/10) levou apenas 32 minutos entre o centro de São Paulo e o Aeroporto, algo bastante positivo, visto que no horário de pico esse trajeto de carro pode demorar até uma hora e meia.

Ao chegar na Estação do Aeroporto de Guarulhos, o passageiro ainda deve pegar um ônibus gratuito que leva até os terminais 2 e 3.

A CPTM ainda planeja incorporar novos trens neste trajeto em 2019, encomendados da China e que dispõe de bagageiro, assim como nos aviões.

 

Trajeto com baldeações

Além desse trajeto expresso, a CPTM também está oferecendo a partir da Estação do Aeroporto de Guarulhos rotas para o Brás e para a Estação da Luz com baldeações.

Para o Brás os trens partem às 6h20, 7h00, 7h40, 18h00, 18h40 e 19h20, com baldeação na Estação Engenheiro Goulart para seguir na linha 13-Jade até o Aeroporto de Guarulhos.

De segunda a sexta-feira esse trem deve circular seis vezes ao dia nos dois sentidos. Nos sábados há somente três ligações na parte da manhã, e a linha não opera no domingo.

Já para os passageiros que desejam ir até a Estação da Luz, a CPTM também oferece um serviço com baldeações das 4h até meia-noite, com viagens da Estação Aeroporto-Guarulhos à Estação Engenheiro Goulart com duração de 15 minutos. Quem desejar seguir viagem pelo Metrô ou pela CPTM precisa realizar transferência para a Linha 12-Safira na estação Engenheiro Goulart, que leva à Estação da Luz.

Nesses dois casos a passagem custa apenas R$ 4 para cada trecho (sem contabilizar as baldeações). O bilhete não é especial e pode ser comprado nos guichês normais.