Advertisement

Croácia diz que drone vindo da zona de combate da Ucrânia carregava uma bomba

Tu-141 drone ucrânia

Conforme noticiamos na semana passada, um drone da era soviética vindo da zona de guerra da Ucrânia caiu em uma praça em Zagreb, capital da Croácia, na noite de 10 de março de 2022.

Apesar de o grave incidente não ter deixado feridos, o ministério da defesa da Croácia anunciou que o Drone Tu-141 Strizh continha vestígios de explosivos oriundos de uma bomba. Além disso, fotos dos destroços revelaram que o drone que atingiu a capital croata contava com uma identificação russa.

Agora, os destroços do drone da era soviética serão analisados para avaliar a origem do lançamento a partir dos dados de voo das caixas pretas. A investigação busca saber se o Tu-141 foi armado com uma bomba e lançado de propósito para o espaço aéreo da OTAN, conforme relatado pelo portal The War Zone.

O que mais chama a atenção é o fato de o Tu-141 Strizh, um drone de reconhecimento da década de 1970, empregado pela Ucrânia e Rússia ter sido empregado com uma bomba. A aeronave não tripulada foi desenvolvida a partir de outro drone, o Tu-123 Yastreb, o Tu-141 é equipado com um motor Tumansky KR-17 e pode atingir velocidades de 1100 Km/h, carregando câmeras diversas.

Apesar das dificuldades em apurar as informações do conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia, recentemente, outro Tu-141 com uma estrela vermelha da Rússia foi visto na Crimeia, indicando que o drone veterano está sendo ‘ressuscitado’ para o uso em combate.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Drone, Guerra, Rússia, Tu-141, Ucrânia, usaexport