Croácia recebe primeiro lote de caças Dassault Rafale da França

Seis primeiros caças Dassault Rafale chegaram à Croácia para substituir antigos MiG-21. Foto: Governo Croata.

A Força Aérea da Croácia entrou em uma nova era na quinta-feira (26) com a chegada dos seis primeiros caças Dassault Rafale, fabricados na França. A entrega dos aviões ocorre menos de três anos após a assinatura do contrato, em novembro de 2021. 

A entrega do primeiro lote de Rafale F3-R foi celebrada na base aérea na capital Zagreb, com a presença do presidente Zoran Milanović, o primeiro-ministro Andrej Plenković e o ministro da Defesa Ivan Anušić. “Este é um momento histórico para a Croácia, realizamos o nosso sonho”, declarou o Primeiro-Ministro Plenković durante a cerimônia.

Os novos aviões são os primeiros de 12 adquiridos e serão incorporados ao 191º Esquadrão da Força Aérea Croata. Os seis aviões restantes deverão ser entregues até o final de 2025, permitindo a formação de um esquadrão completo. O primeiro jato, um Rafale B, havia sido entregue em outubro do ano passado. 

Pelo X, a OTAN também celebrou a chegada dos Rafales, afirmando que “Uma modernização como esta melhora as capacidades dos Aliados e aumenta a segurança” da Aliança militar. A Croácia é parte da OTAn desde 2009. 

Éric Trappier, CEO da Dassault, afirma que o voo de traslado, executado pela Força Aérea Croata, atesta a excelência dos seus pilotos e pessoal. “A Dassault Aviation está totalmente empenhada em completar a integração total e o apoio logístico do Rafale na Força Aérea Croata, o que contribuirá para garantir a soberania da Croácia e permitir-lhe-á realizar com sucesso as suas missões operacionais dentro da OTAN”, declarou. 

Avaliada em 3 bilhões de euros, a compra dos novos jatos também abrange sistemas de armas, peças sobressalentes, apoio logístico e treinamento de pilotos realizado na França. Com a aquisição, a Croácia se tornou o quinto cliente de exportação do jato multifunção francês, que vai substituir a envelhecida frota de caças Mikoyan MiG-21 Fishbed, da era Soviética. 

Com informações de AP.

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Cróacia, Dassault, França, Rafale

Sair da versão mobile