Daher TBM960
Foto: Daher

A Daher entregou nesta última semana o primeiro avião do modelo TBM 960, que foi lançado durante a Sun n’ Fun, no início de abril. Esta nova aeronave pertence à família TBM900.

O primeiro avião foi entregue na Alemanha, durante o evento Aero Friedrichshafen, e também operará no mesmo país para um empresário alemão. O maior avanço do TBM960 está no motor PT6E-66XT da Pratt & Whitney Canada, de controle totalmente eletrônico.

Daher TBM 960
Foto: Eric Magnan/Daher/Divulgação

A Daher ainda divulgou que tem uma significativa quantidade de aviões TBM960 encomendados, que garante a produção até o 3º trimestre de 2023. Cerca de 60 aviões deste modelo serão entregues ainda neste ano, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da Divisão de Aeronaves da Daher.

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“Estamos tendo um sucesso incrível”, disse ele, embora acrescentando: “Estamos lutando para obter peças para nossa cadeia de suprimentos. É um grande desafio.”

A Daher é capaz de produzir até 75 aviões TBM960 por ano, de acordo com Chabbert. A aeronave substituirá diretamente o TBM940, e agora está sendo certificada pela FAA, nos EUA.

 

Atualizações do TBM960

Além disso a nova versão do turboélice monomotor da Daher recebeu um novo interior com iluminação em Led, janelas com regulagem elétrica e controle eletrônico de cabine. Este TBM 960 foi apresentado durante a Sun ‘n Fun 2022, na Flórida.

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Mesmo mantendo a alta velocidade de voo em cruzeiro, o TBM 960 com motor atualizado consome 57 galões americanos de querosene por hora. Este valor é 10% mais econômico na comparação a versão anterior.

Daher TBM960 PW PT-6
Foto: Divulgação

No coração desta última versão da TBM está o motor PT6E-66XT e a hélice composta Raptor de cinco pás da Hartzell Propeller, ambas ligadas ao motor digital de dois canais e ao sistema de controle eletrônico da hélice (EPECS).

Outros benefícios incluem maior potência de decolagem e subida do motor (+45 SHP de potência mecânica) e maior potência termodinâmica (até 4% em condições de Atmosfera Padrão Internacional).

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O cockpit continua contando com o sistema de aviônicos Garmin G3000, que juntamente com o gerenciamento eletrônico do motor e hélice, contribui para a diminuição da carga de trabalho dos pilotos. Além disso, é possível encontrar alguns úteis sistemas de segurança, como um radar meteorológico Garmin GWX 8000 Doppler e proteções para auxiliar o piloto em caso de emergência e contra um estol da aeronave.

Com o lançamento da nova aeronave, a família TBM da Daher passa a ser oferecida em duas versões: TBM 960 e TBM 910.

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Maior tempo entre as revisões

Os recursos de design aprimorados e os recursos digitais do motor PT6E-66XT aumentam a disponibilidade da aeronave. Os intervalos de manutenção programada foram aumentados, incluindo o tempo entre revisões de 3500 para 5000 horas. O sistema de controle eletrônico remove o hardware do motor, resultando em uma redução combinada de 40% na manutenção programada.

 

Via: AinOnline e Daher

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