Daher TBM 960
Foto: Divulgação/Daher

A Daher iniciou nesta última semana as entregas do TBM 960 nos Estados Unidos, um dos maiores mercados da aviação geral no mundo. 

O início das entregas seguiu a certificação do TBM 960 pela autoridade de aeronavegabilidade da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), juntando-se à aprovação da certificação anterior pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA).

“Quero reconhecer o trabalho colaborativo da EASA e da FAA que resultou na certificação do TBM 960. Também quero expressar meus agradecimentos aos nossos clientes dos EUA por sua paciência durante o processo de certificação. Tivemos uma resposta geral excepcional ao TBM 960 desde o seu lançamento, com mais de 60 pedidos registrados em todo o mundo para esta versão mais recente”, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da Daher.

Daher TBM 960
Foto: Eric Magnan/Daher/Divulgação
 

Chabbert acrescentou que os voos de entrega de longa distância do TBM 960 da Europa para os EUA foram uma excelente oportunidade para destacar a precisão aprimorada dos sistemas digitais da aeronave, com benefícios em termos de segurança, eficiência, confiabilidade e conforto.

Os dois primeiros TBM 960 para clientes dos EUA partiram em 25 de junho da sede da Divisão de Aeronaves da Daher em Tarbes, França, em seus voos de entrega, chegando a distribuidores autorizados TBM separados no Centro-Oeste e na Costa Oeste dos EUA para as entregas aos seus proprietários.

Uma das aeronaves pousou na Elliott Jets em Minneapolis, Minnesota, enquanto a outra foi recebida no Aeroporto de Camarillo, na Califórnia, pela AVEX.

A Daher ainda divulgou que tem uma significativa quantidade de aviões TBM960 encomendados, que garante a produção até o 3º trimestre de 2023. Cerca de 60 aviões deste modelo serão entregues ainda neste ano, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da Divisão de Aeronaves da Daher.

 

Atualizações do TBM960

Além disso a nova versão do turboélice monomotor da Daher recebeu um novo interior com iluminação em Led, janelas com regulagem elétrica e controle eletrônico de cabine. Este TBM 960 foi apresentado durante a Sun ‘n Fun 2022, na Flórida.

Mesmo mantendo a alta velocidade de voo em cruzeiro, o TBM 960 com motor atualizado consome 57 galões americanos de querosene por hora. Este valor é 10% mais econômico na comparação a versão anterior.

Daher TBM960 PW PT-6
Foto: Divulgação

No coração desta última versão da TBM está o motor PT6E-66XT e a hélice composta Raptor de cinco pás da Hartzell Propeller, ambas ligadas ao motor digital de dois canais e ao sistema de controle eletrônico da hélice (EPECS).

Outros benefícios incluem maior potência de decolagem e subida do motor (+45 SHP de potência mecânica) e maior potência termodinâmica (até 4% em condições de Atmosfera Padrão Internacional).

O cockpit continua contando com o sistema de aviônicos Garmin G3000, que juntamente com o gerenciamento eletrônico do motor e hélice, contribui para a diminuição da carga de trabalho dos pilotos. Além disso, é possível encontrar alguns úteis sistemas de segurança, como um radar meteorológico Garmin GWX 8000 Doppler e proteções para auxiliar o piloto em caso de emergência e contra um estol da aeronave.

Com o lançamento da nova aeronave, a família TBM da Daher passa a ser oferecida em duas versões: TBM 960 e TBM 910.

 

Maior tempo entre as revisões

Os recursos de design aprimorados e os recursos digitais do motor PT6E-66XT aumentam a disponibilidade da aeronave. Os intervalos de manutenção programada foram aumentados, incluindo o tempo entre revisões de 3500 para 5000 horas. O sistema de controle eletrônico remove o hardware do motor, resultando em uma redução combinada de 40% na manutenção programada.