Liberty Lifter Hidroavião
Foto/Projeção: DARPA

O DARPA divulgou hoje (19/05) um curioso projeto de avião que está desenvolvendo. Com dupla fuselagem e vários motores, o conceito “Liberty Lifter” pode combinar vantagens de um hidroavião e de economia de combustível.

A meta com o conceito é criar um avião adequado para operações na água, porém, com baixo custo e longo alcance, capaz de fazer voos intercontinentais. As duas fuselagens aumentam a capacidade de carga do avião, sem acrescentar ao comprimento do avião.

Veja no vídeo abaixo:

“Embora o transporte marítimo atual seja muito eficiente no transporte de grandes quantidades de carga útil, ele é vulnerável a ameaças, requer portos funcionais e resulta em longos tempos de trânsito. O transporte aéreo tradicional é muito mais rápido, mas tem capacidade limitada para apoiar as operações marítimas. Além disso, hoje, essas aeronaves sofrem limitações de carga útil ou exigem longas pistas”, disse o DARPA, justificando o investimento nesse tipo de conceito.

Alguns leitores do Portal AEROFLAP notaram que o avião é bastante semelhante aos ekranoplan fabricados pela União Soviética (URSS). Esses veículos eram de alta velocidade e não dependiam de pista, mas eram restritos a águas calmas e tinham manobrabilidade limitada.

O projeto prevê um avião que permitirá tanto um voo altamente controlado próximo a superfícies de águas agitadas, quanto um voo em altitudes médias. Além disso, a preocupação é construir um avião com uma filosofia de projeto e construção de baixo custo.

Sensores avançados e esquemas de controle serão desenvolvidos para evitar grandes ondas e lidar com interações aerodinâmicas/hidrodinâmicas durante a decolagem/pouso.

O DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA) não divulgou o tamanho real da aeronave, nem sua capacidade de carga, algo que possivelmente será possível conhecer no futuro. O foco por agora não é o mercado comercial, mas desenvolver algo para os militares.

“Esta primeira fase do programa Liberty Lifter definirá o alcance, as cargas úteis e outros parâmetros do hidroavião exclusivo”, disse Alexander Walan , gerente de programa do Tactical Technology Office da DARPA. “Avanços inovadores previstos por este novo programa DARPA mostrarão um demonstrador de avião que oferece aos combatentes novos recursos durante operações marítimas estendidas”.