Dassault Falcon 6X

A equipe de montagem final da Dassault Aviation, em Bordeaux-Merignac (França), abriu hoje as portas do Charles Lindbergh Hall para mostrar ao mundo a mais nova e avançada aeronave da empresa, o Falcon 6X.

“O lançamento de hoje é uma conquista significativa. Estou muito satisfeito em apresentar o avanço de um projeto de aeronave totalmente novo dentro da família Falcon, o espaçoso Falcon 6X”, disse Eric Trappier, presidente da Dassault Aviation. “Os desafios impostos pela pandemia de Covid-19 exigiram perseverança e cooperação excepcionais por parte da Dassault e de suas empresas parceiras.”

Embora as circunstâncias tenham forçado a empresa a realizar um lançamento “virtual”, o evento teve alcance global. Clientes e operadores de todo o mundo se conectaram para ver a aeronave em sua primeira aparição pública.

Dassault Falcon 6X

E, apesar da novidade do ambiente, a estreia mundial transmitida ao vivo foi um grande sucesso, atraindo um número recorde de visitantes. Todos os interessados podem assistir ao evento na íntegra, acessando www.Falcon6XRollout.com ou no vídeo no final da matéria.

“O Falcon 6X representa um grande passo para os operadores de jatos executivos de cabine estendida“, continuou Trappier. “Sua cabine premiada – a mais alta e larga da aviação executiva – oferece níveis de espaço, conforto, produtividade e segurança que estabelecerão uma nova referência no segmento de longo alcance.”

Dassault Falcon 6X

O lançamento abre caminho para a conclusão do programa de testes em solo e as extensas verificações de sistemas que devem ser realizadas antes do primeiro voo, que está programado para ocorrer no início do próximo ano.

Nos últimos meses, a Pratt & Whitney Canada completou os testes de solo e de voo do motor PW812D da aeronave, abrindo caminho para o primeiro voo do 6X.

A aeronave transporta de 12 a 16 passageiros com assentos individuais em três lounges
separados.

Com um alcance de 5.500 nm (10186 km) e velocidade máxima de Mach .90, o Falcon 6X pode conectar passageiros aos principais centros de negócios em toda parte. Pode voar de São Paulo a Paris, de Londres a Hong Kong ou de Los Angeles a Moscou, sem escalas.

O Falcon 6X também pode realizar aproximações baixas e seguras a apenas 109 nós, mais lento do que outros jatos executivos. Isso permite que o 6X, como os outros Falcons, acesse com segurança pequenos aeroportos equipados com pistas muito curtas e de difícil acesso.

O primeiro voo está previsto para 2021 e a certificação e entrega inicial estão planejadas para 2022.

 

O Interior

A cabine Falcon 6X é de seis pés e seis polegadas (1,98 m) de altura e 8 pés e 6 polegadas (2,58 m) de largura – criada com o objetivo de ser a seção transversal mais alta e mais larga em um jato de negócios – e aproximadamente 40 pés e 8 polegadas (12,3 m ) de comprimento. A cabine pode acomodar 16 passageiros em três lounges distintos, proporcionando espaço para múltiplas configurações, incluindo um grande área entre o acesso de entrada da tripulação e um lounge traseiro espaçoso.

Cada elemento de estilo e design de cabine foi totalmente repensado, resultado de uma extensa pesquisa junto aos clientes e participação do Design Studio da própria Dassault Aviation. As linhas harmoniosas e ininterruptas aumentam a sensação de espaço e organização da cabine.

A presença de 29 janelas extra-grandes permite significativa entrada de luz natural, incluindo uma exclusiva claraboia de cozinha (a primeira na aviação de negócios), projetada para fornecer claridade adicional em uma área geralmente desprovida de luz natural.

“A indústria vem se movendo para interiores cada vez maiores, e nossos clientes disseram que o que eles mais queriam em nossos novos Falcons era mais espaço”, continuou Trappier. “Nós projetamos o Falcon 6X com a cabine para fora, centrado no passageiro e ainda entregamos o alto desempenho e outras qualidades de voo que os clientes valorizam nos Falcons”.

 

Veja a apresentação no vídeo abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA