Dassault Falcon 6X conquista importante Prêmio Internacional de Design de Interiores

O novo Falcon 6X da Dassault Falcon ganhou recentemente o International Yacht & Aviation Award (IYAA), importante prêmio internacional, pelo design de interiores, reforçando o nível único de conforto e amplitude oferecido pelo jato bimotor de maior cabine.

O 6X irá estabelecer uma nova referência na indústria para o conforto de cabine, desempenho de longo alcance e eficiência de voo, com a maior seção transversal de cabine entre os jatos executivos construídos.

“Este prestigioso prêmio reflete a forma inovadora como o nosso estúdio de design interno concebeu a cabine do Falcon 6X, o que implicou ir muito além da simples melhoria da decoração interior da aeronave”, disse Eric Trappier, Presidente & CEO da Dassault Aviation. “Com extensa contribuição dos clientes, os nossos engenheiros repensaram todo o processo de design de interiores, empregando uma abordagem de design sensorial que irá redefinir completamente a experiência de voo dos passageiros”.

O design sensorial gere o ar, a luz e o som de forma inovadora para maximizar a saúde e o bem-estar. No Falcon 6X, isto desempenhou um papel fundamental na seleção de materiais, texturas e acabamentos, na colocação de mobiliário, na definição de iluminação interior, projeto de cores e na concepção de contornos de cabine.

As linhas ininterruptas da cabine, o design inovador do mobiliário, as superfícies de descarga e a tecnologia embutida proporcionam um interior aconchegante e sem complicações, concebido para aumentar a sensação de amplitude, facilitar a produtividade e o relaxamento durante longas viagens intercontinentais.

As áreas estofadas em toda a cabine são cobertas com tecidos microperfurados, entrelaçados, projetados em 3D e concebidos para oferecer proteção contra micróbios e absorver o som.

Os materiais e os acabamentos são otimizados para absorver ou refletir a luz de uma forma que assegure uma viagem relaxante e agradável. A iluminação ambiente com controle inteligente varia os padrões de cor de acordo com o tipo de atividade, hora do dia e estação do ano.


Os passageiros sentam-se numa espécie de “casulo” ergonômico, onde todas as funções electrônicas estão ao alcance das mãos. Os controles embutidos iluminam-se quando uma mão está perto e escurecem quando não estão sendo utilizados. Bolsos de carregamento laterais aceitam dispositivos pessoais de diferentes tipos e tamanhos. Braços retráteis patenteados possibilitam segurar tablets, liberando as mãos para outras atividades, como
fazer suas refeições, por exemplo.

A cabine tem 30 janelas grandes, com quase 3,2 metros quadrados de vidro – maior do que qualquer outra aeronave da sua classe -, que permite iluminar a cabine do 6X com luz natural, ao mesmo tempo que proporciona uma vista sem precedentes do solo. Uma claraboia, a primeira na aviação de negócios, ilumina a “galley”, uma área normalmente mais escura.

Os prêmios IYAA são patrocinados pela “design et al”, relevante revista britânica de design publicada pela The Design Society. Criada em 2005, a The Design Society ajuda os designers de interiores a promover o seu trabalho para um público mais amplo e representa todos os setores da profissão de design. Os prêmios são julgados por profissionais da indústria, designers e clientes.

 

Sobre o Falcon 6X

A cabine do Falcon 6X tem 1,98m de altura e 2,58m de largura – o mais alto e mais largo de todos os jatos comerciais construídos – e 12,3m de comprimento.

A aeronave transporta de 12 a 16 passageiros com assentos individuais em três lounges
separados.

A capacidade de alcance de 5.500 milhas náuticas do 6X permite ligar rotas longínquas, como Paris a Tóquio ou Los Angeles a Moscou.

O desenvolvimento do 6X, incluindo o seu motor Pratt & Whitney Canada PW812D, está dentro do cronograma previsto. O primeiro voo está previsto para 2021 e a certificação e entrega inicial estão planejadas para 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA