Mirage 2000 5F França
Mirage 2000-5F do Esquadrão Cigognes da Força Aeroespacial Francesa. Foto: Alan Wilson via Wikimedia (CC BY-SA 2.0)

A frota de caças Mirage 2000 da Força Aérea e Espacial da França receberão suporte de manutenção da Dassault Aviation pelos próximos 14 anos. A fabricante e a Direção de Manutenção Aeronáutica (DMAé) do Ministério das Forças Armadas da França fecharam de longo-prazo para a manutenção dos caças, anunciou a Dassault na segunda-feira (17). 

Sob o contrato designado “Balzac”, a Dassault se torna responsável pela manutenção de quase todos os equipamentos das versões B/C, -5 e D do Mirage 2000, incluindo aqueles que passaram por uma atualização de meia vida, até a aposentadoria dos aviões, prevista para a próxima década. Ao todo, a França possui 131 caças Mirage 2000 das quatro variantes. 

Mirage 2000D França PC
Caças de ataque ao solo Mirage 2000D.

A manutenção dos motores SNECMA M53 e os serviços prestados pela SIAé (Service Industriel de l’Aéronautique) são objetos de contratos separados.

Continua depois do anúncio

Este contrato está alinhado com a estratégia do DMAé de verticalizar a manutenção aeronáutica, conforme preconiza o ministro das Forças Armadas francês, ao atribuir responsabilidades de apoio a um único contratante principal”, declarou Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation

Mirage 2000D com o pod ASTAC. Foto: Thales.

OBALZAC segue o contrato de manutenção RAVEL para o Rafale, que foi concedido em maio de 2019 por um período de 10 anos, bem como o contrato de manutenção OCEAN para a aeronave de patrulha marítima Atlantique 2 por 10 anos também. Nossa experiência como arquiteto industrial e integrador de sistemas complexos nos permite assumir contratos desse tipo. Estamos muito honrados com esta nova expressão de confiança do Ministério das Forças Armadas da França.”

 
Mirage 2000 5f
Mirage 2000-5F. Foto: Rob Schleiffert via Wikimedia (CC BY-SA 2.0)

Continua depois do anúncio

A companhia destaca que com o BALZAC, seguirá com seu compromisso de longo prazo e amplia seu escopo, com garantia de disponibilidade, com base em preço fixo, dando visibilidade ao governo francês e seus parceiros industriais.

Este contrato será implementado por uma equipe integrada, que reunirá fabricantes e Forças, com base na experiência desenvolvida ao longo de mais de 40 anos no Mirage 2000 e que ajudou a consolidar o forte vínculo de confiança entre a Dassault Aviation e a Força Aérea.

Continua depois do anúncio