Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

DC-10 10 Tanker EUA Douglas Incêndio
Foto: 10 Tanker

A empresa 10 Tanker, especializada em combate a incêndios de grandes proporções, aplicou uma nova pintura em seus Douglas DC-10. A nova pintura foi feita exclusivamente para a empresa, projetado por Kyle Courtright, designer da Courtright Design.

A nova pintura é estilizada e com tons claros, a nova identidade visual foi aplicada no Douglas DC-10 de matrícula N612AX. O designer Kyle explicou como surgiu a ideia de fazer uma pintura com esses tons para o DC-10 da 10 Tanker.

Firefighting-DC-10-Livery
Foto: 10 Tanker

“À medida que o DC-10 executa seu combate a incêndios e libera o retardante, a parte traseira da aeronave – principalmente a parte inferior e as laterais mais próximas da parte traseira – tende a ficar manchada com uma cor laranja-avermelhada com o tempo. Isso mascararia de forma mais eficaz a mancha e evitaria trabalhos de pintura caros no futuro” Disse Kyle.

A empresa de combate a incêndios foi criada em 2002 com o foco no desenvolvimento e conversão de aeronaves antigas de passageiros para levar um tanque central e outros adicionais para ajudar a combater grandes incêndios. A 10 Tanker tem sua sede no México, e investiu cerca de US$ 30 milhões.

Firefighting-DC-10-Livery
Foto: 10 Tanker

“Nossos DC-10 são líderes em desempenho e eficiência, com a capacidade de fornecer 9.400 galões de retardante de fogo em oito segundos e até uma milha de comprimento.” Disse a empresa.

Atualmente a frota da empresa é composta por 10 aeronaves, entre elas três conhecidos Douglas DC-10. As aeronaves possuem 5 tanques divididos na parte dianteira e traseira da aeronave. Os tanques podem ter capacidade de 2.700 galões, 4.000 galões e outro de 2.700 galões respectivamente. 

Ao chegar ao local do incêndio, o DC-10 reduz sua velocidade entre 300 e 350 nós para que a água atinja todo o local do fogo. No taque central normalmente é abastecido com o retardante de chamas, para isso o avião terá de passar um pouco mais baixo a cerca de 200 a 300 pés, aproximadamente 60 metros do local do fogo e liberar o liquido químico a uma velocidade de 140 nós.  

Somente em 2020, a 10 Tanker realizou 826 missões de combate ao incêndio nos EUA. Ao todo os voos levaram cerca de 7,5 milhões de galões de retardante de chamas. Um trabalho feito com bastante dedicação e treinamento por todas as partes envolvidas nas missões, as aeronaves ganham uma nova vida para conseguir até salvar outras.