DC-3
Foto: DC Association

Nesta pandemia muitas companhias aproveitaram para fazer voos turísticos, o que também chamamos de “voos para lugar nenhum”. No entanto, apesar da situação estar normalizando em muitos países, na Finlândia um DC-3 histórico será utilizado para esses voos.

A aeronave de matrícula OH-LCH é um Douglas DC-3, que foi fabricado há quase 80 anos. O avião já foi operado pela Finnair, no entanto, tirado de operação na companhia em 1967, mas continuando em outros voos fretados.

Atualmente este avião está em posse da DC Association, que foi formada com intuito de preservar os DC-3 da Finlândia. E eles conseguiram disponibilizar um DC-3 para voos turísticos, sendo que este já está realizando os seus últimos testes antes de transportar passageiros no verão europeu.

Foto: DC Association

A meta é conseguir deixar o DC-3 de matrícula OH-LCH operacional para voar com turistas a partir de junho deste ano, voltando a operar no Aeroporto de Helsinque-Malmi após 20 anos. O avião já opera voos, visto que desde 1986 está restaurado e nas mãos da DC Association.

Os primeiros voos serão para membros do programa, que assinam o clube no site www.dc-ry.fi/english/ . Cerca de 40 pessoas vão participar desses voos no verão europeu.

Enquanto isso não ocorre, a DC Association vai postando rotineiramente as suas operações e até mesmo a manutenção do DC-3. Na postagem acima, por exemplo, podemos ver um momento de manutenção do motor da aeronave, que sofreu um vazamento de óleo.

Já nos vídeos abaixo podemos ver um dos voos de testes com três tripulantes a bordo:

A DC Association prioriza membros do programa nos voos, visto que eles ajudam a manter este DC-3 em condições ideais de aeronavegabilidade. A associação também faz voos dentro de programas sociais, e planeja abrir a venda de passagens em breve para mais uma temporada de operações.