DECEA
Foto: DECEA
Diligência, responsabilidade, excelência. Para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) estas três características, aliadas à segurança operacional e à evolução tecnológica, são princípios inegociáveis que fazem parte do dia a dia da instituição. Desta forma, com foco na melhoria e no aperfeiçoamento de produtos e processos, o DECEA está disponibilizando uma pesquisa de satisfação voltada aos diversos elos da comunidade ATM nacional.
 
O objetivo é o aprimoramento do Serviço de Tráfego Aéreo (ATS) prestado no país a partir de um processo colaborativo e interativo. A opinião dos usuários do serviço de navegação aérea e dos prestadores de serviços de navegação aérea, no âmbito do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), é fundamental para que este levantamento de dados resulte em um extrato fidedigno da realidade e das necessidades dos usuários.
 
Como órgão central do SISCEAB, o DECEA é responsável pela prestação dos serviços de navegação aérea no espaço aéreo sob jurisdição do Brasil, bem como pelo processo de planejamento de gerenciamento do tráfego aéreo (ATM), seja pela análise de capacidade, investimentos em infraestrutura, ou pela capacitação de pessoal para otimização das operações aéreas.
 
Os movimentos aéreos são monitorados pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) por meio de indicadores de performance ATM. A harmonização do gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo e demais atividades relacionadas com a navegação aérea é uma atribuição do CGNA.
 
A intenção é assessorar o DECEA em assuntos relativos ao planejamento e ao gerenciamento do espaço aéreo, incluindo os resultados da pesquisa de satisfação, que são compilados e analisados conforme processo descrito no Plano de Performance ATM do DECEA (PCA 100-3).
 
O PCA 100-3 tem a finalidade de orientar a evolução e medir o desempenho do Sistema ATM Nacional, estabelecendo metas consistentes com os períodos de referência e servindo como instrumento norteador para planejamento das atividades necessárias nos níveis estratégico e operacional.
 
Uma dessas metas é a participação da comunidade ATM. Por esta razão, estão entre os temas abordados na pesquisa de satisfação os principais produtos e serviços disponibilizados pelo DECEA e as recentes mudanças implementadas no espaço aéreo brasileiro.
 
Este instrumento de sondagem é uma oportunidade de melhorar a participação da comunidade ATM nos processos de planejamento, implantação e operação do SISCEAB, além de estabelecer um canal direto com o DECEA.
 
“A pesquisa de satisfação é essencial para que possamos entender a percepção dos usuários quanto aos serviços de navegação providos pelo DECEA. Trata-se de mais uma iniciativa para mantermos contato direto com a comunidade ATM”, incentivou o chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares.
 
A pesquisa de satisfação estará disponível on-line por 30 dias, de 5 de maio a 5 de junho. Para participar, acesse: https://forms.gle/aayZPpfauMvRTa777. Fique à vontade para compartilhar o link da pesquisa com a sua comunidade. Sua opinião é muito importante para o DECEA. Participe!