DECEA substitui Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) do Aeroporto de Fortaleza

DECEA ILS Aeroporto de Fortaleza
Foto: DECEA

O Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS, do inglês “Instrument Landing System”) do Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins (CE) foi totalmente substituído pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), em um longo processo que terminou na última sexta-feira, dia 20 de maio.

O ILS é um sistema de aproximação por instrumentos que dá uma orientação precisa ao avião que esteja na aproximação final de uma determinada pista, principalmente quando o aeródromo apresenta condições meteorológicas adversas.

O sistema é baseado na transmissão de sinais de rádio que são recebidos, processados e apresentados nos instrumentos de bordo das aeronaves e consiste em dois sistemas distintos: um deles orienta a aeronave para pouso no eixo da pista (“Localizer”), e o outro orienta o adequado ângulo de descida (“Glide Slope”), proporcionando, assim, um pouso seguro.

Além do Sistema ILS, foi substituído o Equipamento Medidor de Distância (DME, do inglês “Distance Measuring Equipment”), que permite a substituição dos Marcadores Externo (OM) e Médio (MM), equipamentos integrantes do sistema, eliminando problemas de segurança e dificuldades para manutenção nestes sítios, uma vez que estas instalações, devido à distância em relação ao aeródromo, ficam em locais remotos e isolados, sujeitos a atos de vandalismo.

O ILS foi substituído em função da obsolescência do equipamento e pela necessidade de reposicionamento do “Glide Slope”, devido ao aumento da pista de pouso, realizado pela concessionária do aeroporto, em um detalhado planejamento que incluiu a avaliação do histórico de meteorologia local, de forma a não impactar as operações do aeródromo.

Participaram do processo de substituição o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), que fez o levantamento das coordenadas geográficas necessárias, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), que aferiu e homologou com sucesso os equipamentos e auxílios à navegação e pouso com análise e aprovação dos procedimentos operacionais – todos sob a coordenação técnica-administrativa da CISCEA, que gerenciou o projeto.

A previsão é de que no início de junho de 2020, o sistema seja liberado para operação pelo Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

 

 

Com informações do DECEA.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.