A United Aircraft Corporation (UAC) informou que um protótipo da aeronave russa atualizada de longo alcance IL-96-400M decolou pela primeira vez no dia 1º de novembro. O voo serviu para verificar aos controles da aeronave, bem como a operabilidade dos principais sistemas de comunicação. A aeronave operou a uma altitude até 2.000 metros (cerca de 6.500 pés) durante 26 minutos.
O Ilyushin IL-96-400M é uma versão modernizada do Il-96-300, possui fuselagem estendida em 9,35 metros, motores PS-90A1 mais potentes e pode acomodar até 370 passageiros.
🇷🇺✈️The Il-96-400M wide-body long-range aircraft made its first successful flight, Russian Minister of Industry and Trade Denis Manturov reported#Russia #Airplane #Tech #Aero #Airport #Trade pic.twitter.com/roy5nE3Bfu
— Sputnik India (@Sputnik_India) November 2, 2023
Este modelo recebeu novas capacidades operacionais e de transporte devido à modernização dos equipamentos de voo, navegação e radiocomunicação, que atendem aos requisitos atuais dos reguladores de aviação russos e internacionais. Em termos de confiabilidade e segurança de vôo, o Il-96-400M é totalmente consistente com seus famosos antecessores – as aeronaves Il-86 e Il-96.
“A nova versão modernizada do Il-96 complementará a linha de aeronaves civis da UAC no segmento de passageiros de fuselagem larga e nos permitirá oferecer ao mercado, juntamente com os MC-21-310, SJ-100 e Tu-214, aeronaves de vários tamanhos e alcances que são capazes de fornecer rede de rotas em todo o país e substituir análogos estrangeiros”, disse Yuri Slyusar, Diretor Geral da UAC após o primeiro voo.
A cabine de passageiros do Il-96-400M pode ser configurada para acomodar até três classes e está equipada com um moderno sistema de entretenimento que fornece acesso à Internet, televisão e comunicações via satélite, além de modernos equipamentos de cozinha.
O avião conta com um novo sistema de navegação melhorado que simplificará o processo de aproximação e aterrissagem para os tripulantes. O desenvolvimento atende aos mais recentes requisitos para equipamentos de navegação de aviões de grande porte que voam no espaço aéreo europeu, bem como em terrenos sem pontos de referência – oceanos, desertos e extensas florestas. O novo sistema de navegação foi criado utilizando componentes russos, tendo em conta os atuais requisitos internacionais para sistemas de navegação.
Apesar do primeiro voos ter ocorrido com sucesso, é incerto se de fato a Rússia terá uma linha de produção em larga escala para o quadrijato, com maiores chances da atuação no emprego militar.
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Com informações: United Aircraft Corporation (UAC)