Delta decide pelo Airbus A321neo e encomenda 100 aviões

Delta Airbus A321neo

A Delta Airlines decidiu inicialmente encomendar o Airbus A321neo da Airbus com interior Cabin Flex, que tem capacidade para receber até 240 passageiros em configuração totalmente econômica. Foram 100 dessa aeronaves encomendadas, que serão entregues a partir de 2020.

Cada A321neo da Delta será equipado com um par de motores Pratt & Whitney PW1133G-JM, a versão de maior potência disponível para a família A320neo. A configuração interna será de 197 assentos em três classes (20 na Business, 30 na Premium Economy e 147 na Economy).

A Delta ainda tem mais 92 encomendas para o A321ceo, da geração anterior, e opera com 30 aeronaves desse modelo em sua frota.

Apesar disso o novo A321neo na frota da Delta vai oferecer maior espaço interno, possibilitando levar mais passageiros, diminuindo ainda mais o custo por assento em comparação com a geração anterior, além disso o novo A321neo é até 15% mais econômico, principalmente por causa dos novos motores.

Boa parte dos A321neo da Delta serão totalmente fabricados em Mobile, no Alabama (EUA), onde a Airbus tem uma linha de montagem final que foi inaugurada nos últimos anos. Alguns jatos serão finalizados na linha de montagem da Airbus nos EUA.

A Delta ainda não decidiu se vai encomendar o 737 MAX 8 ou continuará na linha Airbus com o A320neo. Essa encomenda foi uma decisão somente para um range maior de assentos.

Esses novos aviões vão substituir a frota de jatos McDonnell Douglas MD-88/90, além de ser possível substituir também o Boeing 757, este último é um destaque, visto que a Delta tem uma das maiores frotas de 757 dos Estados Unidos, com 117 aeronaves.

A decisão deve ser tomada rapidamente, a Delta tem a frota mais velha, entre as companhias aéreas dos EUA.

A frota principal da Delta tem 847 aviões com uma idade média de 17 anos, em comparação com pouco mais de 10 anos na American Airlines e 14 na United Continental Airlines. O ponto crítico é a frota de aeronaves da McDonnell Douglas e Boeing 757, com 27 e 22 anos de idade média, respectivamente.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.